Publicar anúncio superior

Publicar anúncio superior


quarta-feira, 13 de junho de 2018

No Sertão do Pajeú, oposição de Itapetim anuncia apoio a Sílvio Costa



No município conhecido como "ventre imortal da poesia", no Sertão do Pajeú, o deputado federal e pré-candidato ao Senado, Sílvio Costa (Avante), conquistou, nesta quarta-feira (13), relevante apoio para a disputa eleitoral de outubro. A oposição de Itapetim,  liderada por Ânderson Lopes  - PTB, candidato a prefeito em 2016 - e José Lopes, ex-prefeito pelo PSB, decidiu abraçar a pré-candidatura de Sílvio Costa na região.

Terra da poesia e de grandes poetas repentistas, dentre eles os irmãos Batista (Louro, Dimas e Otacílio) e Rogaciano Leite, Itapetim vai ter na oposição municipal a condutora da campanha ao Senado do vice-líder da oposição ao governo Temer e considerado "maior lulista de Pernambuco", Sílvio Costa. Os advogados Ânderson Lopes, 33 anos, e o pai e ex-prefeito José Lopes, 68 anos, declararam o apoio em encontro político na cidade sertaneja.

Itapetim tem uma população estimada 13,6 mil habitantes (IBGE, 2017). O nome "Itapetim" é oriundo da língua tupi e significa "pedra achatada branca".  Nasceu com o nome de Umburanas, em razão da quantidade de árvores nativas com esse nome. O município foi fundado por tropeiros, almocreves que transportavam bens, principalmente gêneros alimentícios vindos de Sertânia e Flores para Princesa Isabel e São José de Espinharas, na Paraíba.

No local, faziam troca de mercadorias, surgindo então um comércio de tecidos, louças, joias e calçados. Itapetim desmembrou-se de São José do Egito em 1953. Com o crescimento, as principais atividades econômicas passaram a ser agrícolas, como a castanha de caju, agave, laranja, banana, goiaba e manga, mas tem também relevantes pecuária e comércio. É o município mais setentrional do estado de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradutor