Publicar anúncio superior

Publicar anúncio superior


segunda-feira, 28 de maio de 2018

Paulo Câmara endurece discurso


A partir de hoje (28), o governo de Pernambuco irá fazer uso, caso seja necessário, de “todas as medidas”, inclusive a força policial, para que haja o desbloqueio das estradas no Estado e garantir a prestação de serviços à população. Ontem (27), após se reunir com parte do secretariado, empresários e representantes da sociedade civil organizada, o governador Paulo Câmara garantiu que está mantendo diálogos com líderes dos caminhoneiros, mas, se não for possível chegar a um consenso, “independentemente da ação do Exército”, o executivo estadual vai agir.
O governador garantiu que a Região Metropolitana do Recife terá 100% da frota de ônibus nas ruas hoje. “Garantimos toda a questão (de abastecimento) da saúde, segurança pública e transporte coletivo. Vamos trabalhar agora efetivamente para desbloqueio das nossa rodovias. Solicitamos ao Exército Brasileiro que nos informe como eles vão operar, mas independentemente da ação do Exército, nós vamos ter que agir. Isso também está muito claro no âmbito da nossa estratégia, não podemos esperar mais, porque, na próxima semana, serviços essenciais, principalmente na área de saúde, podem ser afetados”, afirmou o governador, sem, no entanto, dar detalhes sobre o planejamento das ações. 
De acordo com o secretário de Planejamento e Gestão de Pernambuco, Márcio Stefanni, até o início de ontem, ainda existiam 24 pontos de bloqueio nas rodovias estaduais e federais que cortam o Estado, número inferior ao registrado pelo governo no sábado (26), quando 39 pontos estavam bloqueados.
Em outra reunião, também realizada ontem no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo, o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, o Comando do Exército e representantes da Marinha e da Infraero uniram esforços para ampliar a atuação das Forças Armadas em Pernambuco. “Combinamos de atuar juntos quando necessário. O exército se prontificou a atender a demanda do aeroporto (colocando à disposição homens para dirigir os caminhões), como já fez na noite do sábado. Não temos ainda nenhuma ação programada, mas, a princípio, o Exército continuará transportando combustível para o aeroporto, assim como as forças policiais também continuarão fazendo a escolta dos caminhões que saem de Suape”, reforçou Stefanni, que também participou da reunião. 
As saídas de combustível do Porto de Suape ainda estão sendo feitas em comboios de até dez caminhões-tanques. A grande dificuldade, para além das interdições nas estradas, é também a falta de motoristas para dirigir os veículos. 
Rafael Coelho, proprietário da Rede EcoPosto – distribuidora que atua em Suape –, afirmou não ter conseguido enviar nenhum caminhão para abastecimento, ontem, em Suape, por falta de profissionais. “Não mandei nenhum dos meus caminhões para abastecimento. Os funcionários não estão querendo ir em solidariedade à paralisação, mas acredito que conseguiremos mudar isso. Dos 37 caminhões (de todas as distribuidoras) que deixaram o porto nesse fim de semana, dez seguiram para postos de combustíveis e o restante para o setor de transporte público e aviação”, disse Coelho. 
Até o fechamento desta edição, o governo não confirmou ao Jornal do Commercio o número exato de caminhões que deixaram o porto para abastecer as cidades do Estado, afirmando apenas que dez caminhões seguiram escoltados pela polícia para levar combustível à Zona da Mata e Agreste.
“A gente espera que haja um movimento maior de combustível. 700 mil litros (de álcool, gasolina e diesel) já saíram de Suape e estão disponibilizados. É evidente que a população não sentiu os efeitos (da distribuição) porque a priorização foi na saúde, educação, segurança e transporte público. Iremos intensificar isso. As usinas já estão autorizadas a atuar como distribuidoras. Onde houver álcool, a gente já viu a forma correta, a partir do decreto de emergência, para possibilitar que haja a distribuição no Estado”, confirmou Paulo Câmara no Facebook.
O presidente do Sindicato das Indústrias do Açúcar e do Álcool de Pernambuco (Sindaçúcar-PE), Renato Cunha, disse que, embora as usinas do Estado estejam em período de entressafra, há estoque de etanol disponível para abastecer os postos. “Temos distribuidoras comprando diretamente das usinas para que o etanol chegue às bombas”, disse Cunha. 
TRANSPORTE
Após o governador garantir o serviço de transporte público, o Consórcio Grande Recife confirmou o funcionamento integral do sistema para hoje. “Isso se deve aos esforços do Governo de Pernambuco em garantir a manutenção dos serviços públicos essenciais no Estado, viabilizando no caso do transporte público o abastecimento da frota de ônibus”, afirmou a concessionária em nota oficial.
A CBTU também garantiu o funcionamento total de todas as linhas do metrô – inclusive as linhas que operam a diesel. No aeroporto, segundo a Infraero, as operações devem ser normalizadas.
Embora o governador tenha assegurado a regularidade do serviço à população, várias escolas particulares, universidades, órgãos públicos e prefeituras suspenderam o seu expediente hoje por causa da paralisação dos caminhoneiros.

Jc Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradutor