Publicar anúncio superior

Publicar anúncio superior


domingo, 12 de agosto de 2018

Secretaria de Saúde alerta sobre risco de reintrodução do sarampo em Pernambuco





A Secretaria de Saúde do Estado de Pernambuco alertou sobre o risco de reintrodução do sarampo no estado através de uma nota divulgada nesta semana. O documento informa que, apenas em 2018, foram notificados 63 casos de suspeita da doença no território pernambucano, dos quais 45 foram descartados e os demais seguem em investigação.
Desses casos de suspeita, dois já apresentam um quadro sugestivo. O primeiro é de uma criança de 2 anos (não vacinada), residente do Recife, que tem sentido febre, exantema, coriza, dor retro ocular e artralgia. O outro caso é de um homem de 27 anos, tio da menina, que havia viajado para Manaus (AM), capital do estado que conta com o maior número de suspeitas. 
A doença de elevada transmissibilidade já havia sido erradicada do país, de acordo com um levantamento da Organização Mundial de Saúde (OMS), mas o perigo de reintrodução tem sido comprovado em outras unidades federativas do Brasil. De acordo com o informe da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, foram notificados 5404 casos no Amazonas (742 confirmados) e 443 casos em Roraima (com 280 confirmados). 
A região Norte é o principal foco pela recente imigração de venezuelanos, que fogem da crise humanitária no país vizinho. Uma epidemia de sarampo ocorre na Venezuela desde julho de 2017.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradutor