As eleições de 2018 devem deixar um Senado Federal mais dividido, segundo dados compilados no agregador de pesquisas do Poder360. O número de partidos representados na Casa pode subir de 16 para até 24 siglas.
Das 81 cadeiras do Senado, 54 estão em disputa nas eleições deste ano. Tentarão se reeleger 33 dos atuais senadores. Desses, 18 devem voltar: estão isolados para alcançar uma das duas vagas à disposição em cada Estado. Ou seja, 45 dos atuais senadores permanecerão na Casa na próxima legislatura, equivalente a 44% de renovação.
As últimas pesquisas de intenção de voto do Ibope e DataFolha indicam que o MDB manterá a hegemonia no Senado. Dos políticos em fim de mandato, 14 pertencem ao partido. Mas 10 nomes da sigla estão bem posicionados e 3 estão empatados na disputa pela 2ª vaga.
Já a segunda maior força no Senado, o PT tem 7 senadores encerrando seus mandatos. Mas o partido tem pelo menos 6 candidatos bem colocados na disputa e 3 competitivos, empatados para a 2ª vaga.
Entretanto, o cenário não está azul para os tucanos. Oito senadores deixam a Casa em 2019 e só 4 estão com o caminho tranquilo, segundo as pesquisas. Outros 3 estão empatados na disputa pela 2ª vaga
Nenhum comentário:
Postar um comentário