Publicar anúncio superior

Publicar anúncio superior


sábado, 18 de agosto de 2018

Morre Kofi Annan, primeiro negro secretário-geral da ONU e Nobel da Paz

Primeiro negro a ocupar a Secretaria Geral das Nações Unidas e ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 2001, Kofi Annan morreu neste sábado, aos 80 anos, informou a Fundação Kofi Annan. Annan, de nacionalidade ganense, morreu em um hospital em Berna, na Suíça, depois de uma “breve enfermidade”, cercado em seus últimos dias por sua segunda mulher, Nane, e seus filhos Ama, Kojo e Nina.
Primeiro secretário-geral egresso dos quadros da organização, Annan serviu dois mandatos, de 1997 a 2006. Seu período à frente da instituição multilateral criada depois dos horrores da Segunda Guerra Mundial foi marcada por um embate com os Estados Unidos por causa da invasão do Iraque em 2003, pelo fortalecimento dos mecanismos globais de combate à Aids e pela criação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, depois renovados como Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
“De muitas maneiras, Kofi Annan foi a Organização das Nações Unidas. Ele subiu nas fileiras para liderar a organização no novo milênio com inigualável dignidade e determinação”, disse, em uma declaração, o atual secretário-geral da ONU, o português António Guterres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradutor