Nesse sábado (11), parte da estrutura do canal do Eixo Norte do projeto de transposição do Rio São Francisco, entre os municípios de Terra Nova e Salgueiro no Sertão de Pernambuco, foi rompida e, segundo o Ministério da Integração Nacional, há evidência de que tenha sido um ato criminoso. Ainda segundo o ministério, a situação deve ser normalizada até esta segunda-feira (13).
Em nota enviada para a imprensa, a assessoria da pasta afirma que moradores no entorno do local relataram que o rompimento da estrutura do canal tinha o objetivo de desviar o curso d’água para que abastecesse um reservatório nas proximidades. A Polícia Militar, inclusive, prendeu suspeitos de terem feito a danificação da estrutura poucas horas depois do ocorrido. Ainda de acordo com o ministério, equipes foram enviadas para o local para avaliar os danos.
E não seria o primeiro registro de danos provocados deliberadamente em trechos da transposição, segundo o órgão. Em junho do ano passado, um outro caso ocorreu no município de Cabrobó, também no Sertão. “O Ministério da Integração Nacional já adotou todas as providências para o reparo da estrutura e contará com o apoio da Polícia Militar do estado para investigação do fato”, diz a nota.
Nenhum comentário:
Postar um comentário