Publicar anúncio superior

Publicar anúncio superior


quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

10:04

Pré-candidato a deputado estadual Lamarth Pianco visita a feira livre de Santa Cruz e escuta as reivindicações dos agricultores do município.








Em visita a feira livre de animais do município de Santa Cruz no Sertão do Araripe, o pré-candidato a deputado estadual Lamarth Pianco acompanhado de varias lideranças municipais como: o vereador da oposição Naldo Amaral, pastor Lusmar Amaral, sargento Ideval Sá, o líder comunitário Gildevanzinho e os suplentes de vereador João Tabajara e Nivaldo Cícero, ouviram as reclamações e sugestões dos feirantes. Segundo Lamarth Piancó o sertanejo como sempre são pessoas fortes e valentes, vivemos uma seca de mais de 06 anos, e o pessoal continua a perseverar seja na agricultura familiar ou na pecuária.  Precisamos de novas políticas sociais e econômicas para os agricultores, acredito que não só Santa Cruz, mas toda região do Araripe. E, para que isso aconteça, precisa de um representante na assembléia legislativo mais próximo das famílias, que tenha condições de interagir com os mesmos durante os quatros anos de mandato e não só no período eleitoral, com promessas ao vento, e levando o voto de confiança do povo, ou centralizando suas emendas para só um ou dois município do Araripe.  


terça-feira, 30 de janeiro de 2018

09:29

ACIDENTE NO PIAUÍ FAZ VÍTIMA FILHO DO CANTOR CRISTIANO NEVES

Segundo o tecladista da banda, Alesandro Nogueira de Santana, haviam nove pessoas no micro-ônibus que vinha do Ceará com destino a ao Estado de São Paulo.
Alexandro, Cristiano Neves e os outros companheiros foram socorridos pela equipe do SAMU de Corrente e estão internados no Hospital Regional João Pacheco Cavalcanti.
Cristiano não sofreu fraturas, apenas leves ferimentos, porém, está em estado emocional muito abalado pela morte do filho.
“Não deixe meu filho morrer”, dizia o pai desesperado, no momento do acidente vendo o filho machucado.
O tecladista ainda informou que o motorista do micro-ônibus perdeu o controle da direção devido a pista estar molhada.
Adhemir morava em São Paulo, juntamente com o pai. Ele era empresário do cantor e acompanhava o pai nos shows. O último ocorreu no domingo (28), em Magalhães de Almeida, no Maranhão. 
09:10

Garoto de 7 anos é retirado da escola algemado por agredir professora nos EUA

Um vídeo que mostra um garoto de sete anos sendo algemado em uma escola de Miami após agredir uma professora gerou discussão nos Estados Unidos.
O incidente foi na última quinta-feira (25) e foi gravado no celular e postado pela mãe do menino nas redes sociais, onde teve mais de 3 milhões de visualizações.

Autoridades escolares afirmam que seguiram o protocolo e que é a segunda vez que o estudante apresenta comportamento agressivo neste ano letivo – em novembro, ele teria agredido colegas e funcionários.
Segundo o relatório da polícia, o menino se irritou após a professora retirá-lo do refeitório da escola por ele se recusar a parar de brincar com a comida. Ele então “bateu repetidamente na professora nas costas e continuou chutando, puxando o cabelo e agredindo-a até que ambos caíram no chão”, segundo o documento.
O garoto foi levado a um hospital, seguindo uma lei da Flórida que permite à polícia levar à força os cidadãos para uma avaliação psiquiátrica em casos em que haja ameaça a si próprio e a terceiros.
O chefe da polícia local, Ian Moffett, afirmou que é raro que essa lei seja aplicada a estudantes tão jovens.

A porta-voz do distrito escolar onde ocorreu o problema, Jaquelyn Calzadilla, disse em um e-mail que o garoto não foi preso, mas “contido para transporte”.
Aos policiais, a professora agredida disse que estava com dor nas costas e afirmou que pretende entrar na Justiça. Ela não teve ferimentos visíveis.
A mãe do garoto, Mercy Alvarez, disse que seu filho não tem uma doença mental e afirma que ele sofreu “abuso policial”.
“Isso é demais para um garoto dessa idade. Não pode ser um procedimento normal”, disse.
Segundo ela, o garoto não se comportava de forma agressiva antes do ano letivo começar. Ela disse que até então ele tirava boas notas e se comportava bem.


09:03

Jair Bolsonaro tenta suspender divulgação de pesquisa do Datafolha Político alega no TSE que questionamentos apresentados seriam tendenciosos


A defesa do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) protocolou no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta terça-feira (30), representação para impedir a divulgação do resultado da pesquisa eleitoral promovida pelo jornal Folha da Manhã e realizada pelo instituto Datafolha. O deputado pede, ainda, que a pesquisa registrada no Tribunal seja impedida de circular em definitivo.
Os advogados de Bolsonaro afirmam que a pesquisa, além de pretender aferir a intenção de voto para as eleições presidenciais de 2018, contém questionamentos sobre a opinião dos potenciais eleitores, acerca de circunstâncias atuais da política nacional e dos seus protagonistas.
“Nesse ponto, os questionamentos apresentados se revelam tendenciosos, com nítido objetivo de manipular, não apenas o eleitor consultado, mas também aqueles que do seu conteúdo tiverem conhecimento, tudo isso em benefício de uma determinada candidatura, cujo registro perante o TSE é natimorto. De outro lado, ao candidato ora representante, a 'pesquisa' reserva tratamento difamatório, baseado em premissa reconhecidamente falsa”, diz a defesa de Bolsonaro.
Em razão do recesso do Judiciário, que só termina em dia 1º de fevereiro, a análise do pedido deverá ser feito pela Presidência da Corte.

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

13:11

Chapa própria vista como meio de salvar bancada

Maiores lideranças do PT no Estado, o senador Humberto Costa (PT) e o ex-prefeito do Recife, João Paulo (PT), seguem atribuindo à direção nacional do PT a decisão sobre os rumos eleitorais da sigla no Estado. Começa a ganhar eco, no entanto, a tese de que uma candidatura própria seria o caminho ideal para assegurar a formação de uma bancada petista pernambucana na Câmara Federal.
Nos bastidores, crescem avaliações de que, caso o PT resolva voltar à Frente Popular, correrá o risco de servir apenas de cauda para outros candidatos. Nestas eleições, cada coligação terá que atingir no mínimo 170 mil votos para conquistar uma cadeira. Em 2014, o PT fez cerca de 380 mil votos, mas não elegeu nenhum deputado federal porque se coligou com o PTB e só fez doar votos.
Pré-candidata a governadora pelo PT, a vereadora Marília Arraes defende a importância de uma candidatura majoritária própria para que o partido resgate o protagonismo nos legislativos estadual e federal. "Temos que ter em mente que uma gestão do Executivo não consegue avançar sem uma bancada forte e coesa. Com certeza, uma candidatura própria dá a legitimidade necessária para a busca do voto do eleitor que não compactua com os retrocessos que estão ocorrendo no Estado e no País" opina a petista, que cumpriu agenda pelo Sertão pernambucano desde a quinta-feira.
Na manhã do último sábado, Marília esteve ao lado do prefeito Luciano Duque (PT), e de diversas lideranças políticas em visita à feira de Serra Talhada. “Hoje, passamos mais de duas horas conversando com os feirantes, com os consumidores, assim como Arraes fazia antigamente”, pontuou o prefeito. Depois, em evento na cidade, a petista lançou seu nome à corrida pelo Executivo Estadual e não poupou críticas à gestão socialista.
Embora admita que a candidatura da vereadora ao Governo do Estado mobiliza o partido e a militância, João Paulo pontua que a prioridade da legenda é a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo ele, as candidaturas regionais vão passar pelo crivo da Nacional. "A candidatura de Marília é a decisão do PT. Tem diversas posições no partido. No meu entendimento, a prioridade número um é a eleição de Lula e cada Estado vai adequar a essa estratégia nacional", disse o ex-gestor.
Na mesma linha, o senador Humberto Costa, tido como um dos que são favoráveis a uma aliança com o PSB, disse que vai acompanhar a decisão que a Executiva Nacional definir. Ele justifica que não poderia comentar o peso da candidatura de Marília na conjuntura local porque viajou a São Paulo e não participou do evento dela. O ato de lançamento da postulação de Marília não contou com nenhuma das graduadas lideranças da cúpula petista.


Em reserva, um parlamentar oposicionista avalia que se o PT quiser recompor a bancada federal a melhor estratégia é ter candidatura própria. "O PT tem que começar tudo de novo. Marília, pelo fato de ser mulher e neta de Arraes, terá, no mínimo, 600 mil votos. Se lançar ela, o PT faz três deputados federais e seis estaduais", calcula. Para ele, a condenação de Lula no Tribunal Regional da 4ª Região (TRF4) mudou o cenário, minando uma possível coligação com o PSB. "Se for pro chapão, é chuva. Não elege ninguém. Só se o marqueteiro for feiticeiro", acrescentou. Afastado da vida pública nos últimos anos, o ex-deputado federal Fernando Ferro (PT) anunciou, inclusive, que resolveu se candidatar a deputado federal em função da candidatura de Marília Arraes.
13:02

Após chacina, conflito entre detentos deixa 10 mortos em cadeia no Ceará

Após a maior chacina do Ceará, que deixou 14 mortos na periferia de Fortaleza, na madrugada do último sábado (27), uma rebelião na Cadeia Pública de Itapajé, também no Ceará, deixou dez detentos mortos, na manhã desta segunda-feira (29). A informação foi confirmada pelo presidente do Conselho Penitenciário do Estado do Ceará (Copen), Cláudio Justa. Ele afirma que presidiários também morreram no conflito, mas ainda não há quantidade confirmada. As informações são do jornal O POVO.
Segundo Cláudio, a rebelião já foi controlada. “Houve troca de tiros entre os detendos em um conflito de facções decorrente da situação da chacina (das Cajazeiras) e da guerra declarada entre as duas facções”, afirmou.
Os detentos que chegaram a ficar feridos foram socorridos e levados a uma unidade hospitalar do próprio município. De acordo com informações da Copen, o próximo passo será realizar a transferência dos presos de uma das facções, a que tiver em menor número na unidade, para evitar a continuidade do conflito.
Aumento dos assassinatos
Os dados confirmaram que o Estado atingiu em 2017 um número recorde de homicídios em toda a história. No ano passado, foram 5.134 assassinatos, ante 3.407 em 2016. O crescimento é de 50,7%. O maior aumento ocorreu em Fortaleza, que registrou salto de 96,4% na quantidade de homicídios. No ano passado, foram 1.978 assassinatos; em 2016, houve 1.007 registros.
A região metropolitana de Fortaleza também registrou aumento: de 801 assassinatos em 2016 para 1.292 no ano passado. O crescimento foi de 60%. Em outubro do ano passado, o Estado já havia registrado o mês mais violento da história. O ano de 2017 foi o mais violento já registrado pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) desde que a pasta alterou a metodologia de contagem de crimes.

12:42

IICA e Ministério do Meio Ambiente lançam edital para contratação de consultoria jurídica


O Instituto Interamericano de Cooperação para Agricultura (IICA) em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), estão lançando o edital para Contratação de serviços de consultoria de pessoa jurídica, para executar ações nas unidades de recuperação de áreas degradadas e redução da vulnerabilidade climática nas zonas rurais das áreas susceptíveis à desertificação - URAD, no município de Sento Sé (BA) e Santo Antônio de Lisboa (PI).
Saiba mais: https://goo.gl/yshNdA

12:34

Com vagas para Bodocó, Araripina e Petrolina, inscrições para seleção de estagiários do Sesc termina quarta-feira (31/1)


O Sesc Pernambuco inscreve até quarta-feira (31/1) para o seu processo seletivo de estágio. A instituição oferece, ao todo, 127 vagas para estudantes de nível superior e uma para nível técnico em Informática, além de cadastro de reserva. As oportunidades são distribuídas pela capital, Grande Recife e nas cidades do Agreste e Sertão do estado. No Sertão há 23 vagas divididas para Petrolina, Bodocó e Araripina. Os interessados podem se cadastrar gratuitamente pela internet, no site www.sescpe.org.br, onde é possível consultar o regulamento completo.
Para Petrolina há oportunidades para estudantes de Pedagogia, Química, Ciências Biológicas, Artes Visuais, Nutrição e Educação Física. Em Araripina as vagas são para estudantes de Pedagogia e Letras, e Bodocó conta com vagas para estudantes de Letras.
Os estagiários de nível superior receberão uma bolsa de formação no valor de R$ 656 e auxílio transporte de R$ 140. Já para os de nível técnico, o valor da remuneração é de R$ 430 mais o auxílio transporte de R$ 140. Os interessados devem ter disponibilidade para estagiar 20 horas semanais, compatibilizando as aulas e as atividades do Sesc.
Para concorrer às vagas, é necessário que o aluno de nível superior esteja cursando um dos quatro últimos períodos da graduação e os de nível técnico estejam matriculados no 2º ou 3º período do curso. Só serão aceitos inscritos em instituições credenciadas no Ministério da Educação ou no Conselho Estadual de Educação. O resultado da primeira etapa será divulgado a partir do dia 22 de fevereiro no site www.sescpe.org.br.
Serviço:
Processo seletivo de estágio do Sesc em Pernambuco
Inscrição gratuita e limitada: até 31 de janeiro de 2018
04:29

Lamarth Piancó, pré-candidato a deputado estadual visita Serra do Inácio pela primeira vez




Empresário, ex vice-prefeito e ex vereador de Trindade-PE, Lamarth Piancó visitou pela primeira vez a Serra do Inácio e participa de reunião em Associação de Produtores de Mandioca, para conhecer a comunidade e lançar seu nome como pré-candidato a deputado estadual ao julgamento das pessoas da localidade.


Neste sábado (27), o pré-candidato à Assembléia Legislativa de Pernambuco (Alepe), conversou com as presidentes de associações Expedita Ferraz, vereadores presentes e comunidade, para falar de sua história na politica do Araripe, em destaque Trindade onde ele reside e foi vereador por 2 vezes e vice prefeito 1 vez. “Participo de uma grande luta em prol do associativismo. Fiquei observando a reunião, e percebi a forma admirável que a Associação da Serra do Inácio trabalha com bom senso e união.
“Sou pré-candidato a deputado estadual desde 2017. Não ando fazendo campanha, mas conhecendo as comunidades e fazendo amigos”
Os município de Trindade, Santa Filomena, Ouricuri, Santa Cruz e vários outros do Araripe, precisam de um representante na Assembléia do Estado. Pois cada deputado prioriza principalmente sua região”, disse Lamarth Piancó.
Fonte/Portal Charles araujo
04:18

Deputado Adalberto Cavalcanti na Inauguração da Sede da Câmara de Santa Filomena.

O deputado federal Adalberto Cavalcanti e a ex prefeita de Afrânio, Lúcia Mariano participaram da solenidade de inauguração da nova sede do Poder Legislativo em Santa Filomena-PE, realizada na quinta-feira (25/01), como aliados da bancada de oposição na Câmara de Santa Filomena, composta pelos vereadores Adelvan de Campo Santo, Chixico Coelho, Erin de Cícero Henrique, Danúbio Macedo e o presidente Wallace Mororó. O Deputado prestigiou o Evento com elogios ao Presidente e aos demais vereadores, pela importante conquista do Prédio onde foi recentemente instalada a Casa de Leis de Santa Filomena, fruto de esforços do gestor Wallace, que assumiu a presidência a apenas 1 (um) ano e com dificuldades conseguiu adquirir com recursos próprios, o mais importante patrimônio da Câmara.
Adalberto Cavalcanti também fez uma prestação de contas, elencando suas ações no Município de Santa Filomena, que já beneficiou e estão a ser realizados várias outras melhorias em em prol do Município
Fonte/Portal Charles Araujo

sábado, 27 de janeiro de 2018

15:48

Silvio Costa: “Espero ter o meu nome ao senado como candidato de Lula”

O deputado federal e pré-candidato ao Senado, Silvio Costa (Avante), defendeu nessa sexta-feira, dia 26, que a corrida eleitoral deste ano para o Governo de Pernambuco deve ser de múltiplas candidaturas, durante entrevista a Rádio Jornal de Caruaru.
Na concepção do parlamentar, no primeiro turno todos os pré-candidatos que conseguirem consolidar seus projetos devem disputar as eleições, tendo em vista que no segundo turno alianças podem ser costuradas e construídas. Silvio Costa, ainda, analisou que o bloco de oposição enfrentará um grupo que está com a máquina estadual há 12 anos.
“O candidato natural é Armando Monteiro (PTB), mas há nomes como o de Marília Arraes (PT), Fernando Bezerra Coelho (MDB) e Júlio Lóssio (Rede). Quanto mais candidatos tiverem, mais forte ficará a oposição. No segundo turno, a gente se une”, propôs Silvio Costa.
Para o pré-candidato ao Senado, a possibilidade de aliança entre PSB e PT, em Pernambuco, é muito difícil em razão do impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Outro ponto destacado por Silvio Costa é a rejeição da militância petista sobre a construção política. “O governador Paulo Câmara prometeu ao ex-presidente, Lula, que o PSB votaria contra, no entanto, o partido votou a favor (do golpe)”, analisou.
Na entrevista, Costa, também, criticou a gestão de Paulo Câmara, principalmente, sobre as dificuldades de reverter os índices negativos na segurança pública do estado, que no ano passado registrou mais de 5 mil  homicídios. “A segurança pública é um desastre e a saúde é um abandono. De positivo, só tem a propaganda que é bem feita”, ironizou.
Por fim, o deputado confirmou sua candidatura ao Senado Federal numa construção entre PTB e PT para a corrida ao Palácio do Campo das Princesas. “Defendo a candidatura de Armando Monteiro (PTB) ao Governo do Estado com o apoio do PT (Marília Arraes), e espero ter o meu nome ao senado como candidato (senador) de Lula”, disse.
JULGAMENTO DE LULA
Para Silvio Costa, a condenação do ex-presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, pelo Tribunal Regional Federal (TRF 4), de Porto Alegre, teve motivação política, dado o seu nome estar posto como candidato a presidência da república.
O deputado federal, ainda, afirmou que Lula foi condenado sem provas cabais. Segundo ele, a decisão dos três desembargadores feriu os princípios inseridos na Constituição Federal.
“O STF já disse que não se pode condenar fundamentado só em delação. É preciso ter prova, e não há prova de que o triplex é de Lula”, ponderou o deputado.

15:38

Maior chacina registrada no Ceará deixa ao menos 18 mortos

Na madrugada deste sábado (27) uma festa no bairro Cajazeiras, na periferia de Fortaleza, terminou com ao menos 18 pessoas mortas. Homens armados invadiram o local e dispararam aleatoriamente contra o público do Forró do Gago. Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, trata-se da maior chacina já registrada no estado.

Das vítimas, sete já foram identificadas. Os nomes não foram divulgados, mas a secretaria informou que três são homens maiores de idade e quatro são mulheres, duas maiores e duas adolescentes. Pelo menos seis pessoas atingidas no tiroteio seguem internadas no Instituto Doutor José Frota (IJF), maior centro médico de urgência e emergência da capital. O secretário da Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, afirmou em coletiva de imprensa que duas estão em estado grave.

Em entrevista à imprensa, o secretário disse que as investigações já foram iniciadas, mas que ainda não é possível precisar o motivo do crime: “O que nós temos de concreto é que, às 0h39min, recebemos uma chamada da Ciops [Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança] de um tiroteio em um local no bairro das Cajazeiras, conhecido como Forró do Gago. De imediato, viaturas do Cotam [Comando Tático Motorizado] compareceram ao local, depois outras viaturas foram. Chegando lá, encontraram corpos e foram feitos trabalhos periciais”.


A chacina reitera o cenário de violência que marca o estado hoje. O Atlas da Violência 2017, estudo realizado pelo Ipea e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostra que a taxa de homicídios por 100 mil habitantes no estado do Ceará cresceu 47% entre 2010 e 2015, ano em que foram contabilizados 4.163 homicídios.

Professor da Universidade Federal do Ceará e pesquisador do Laboratório de Estudos da Violência, Luiz Fábio Paiva afirma que parte desse número está ligada às facções criminosas. A hegemonia do crime no estado, segundo o pesquisador, tem sido disputada por dois grupos: uma aliança formada pelo Comando Vermelho e pela Família do Norte e, de outro, um grupo local conhecido como Guardiões do Estado, que receberia o apoio do Primeiro Comando da Capital (PCC). Para ele, o poder público é “completamente ineficaz no enfrentamento dessa situação”.

Na coletiva, o secretário de Segurança negou que o estado teria perdido o controle da segurança pública para as facções criminosas. “Não há perda de controle. É um evento isolado”, disse André Costa, acrescentando que “é uma situação criminosa, que foi organizada, que foi planejada e que veio a ser executada”. Ele comparou a situação com ataques em boates e shows em outros países, como nos Estados Unidos. Para ele, “não há motivo para pânico, para temor”.

Já Paiva aponta que não se trata de um fato isolado, mas de uma “sistemática de homicídios”. “Nós tivemos um momento de ‘pacificação’, de acordo entre esses grupos, mas logo em seguida nós tivemos aí uma deflagração de uma guerra entre vários grupos que atuam no Ceará. E, consequentemente, logo em seguida, nós começamos a observar várias chacinas”, diz o pesquisador.

Em junho de 2017, uma chacina matou seis pessoas no bairro Porto das Dunas, também em uma festa. Em novembro, outra chacina vitimou quatro adolescentes privados de liberdade, que foram retirados por criminosos do Centro Educativo Mártir Francisca. "São várias chacinas sem resolução, sem que os responsáveis sejam presos e devidamente punidos", disse Paiva.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que uma pessoa foi presa, suspeita de participação na chacina, e que um fuzil foi apreendido. A pasta informou que mais detalhes não serão divulgados neste momento para não comprometer as investigações, que contam com o trabalho das polícias, perícia forense e outros órgãos.

*Colaborou Renata Martins, repórter da Rádio Nacional


15:26

Goleiro Wallace, do Guarani, morre em acidente na Bandeirantes, em Limeira Jogador tinha 22 anos e estava emprestado ao Bugre pelo Vitória

Wallace chegou ao Brinco de Ouro no início do ano, emprestado pelo Vitória (Foto: Gabriel Ferrari / GuaraniPress)

O goleiro Wallace, do Guarani, morreu neste sábado após capotar o carro na Rodovia dos Bandeirantes (SP-348). O acidente ocorreu por volta de 14h em Limeira (SP), segundo a concessionária AutoBAn, que administra a rodovia.
Wallace tinha 22 anos e estava a caminho de Ribeirão Preto, sua cidade de origem e onde passaria o fim de semana com familiares. Ele estava de folga após ter ficado no banco de reservas na vitória do Guarani por 3 a 0 sobre o Água Santa, na noite da última sexta-feira, em Campinas. O Guarani divulgou uma nota oficial lamentando a tragédia 
Em homenagem a Wallace, foi respeitado um minuto de silêncio antes do início do segundo tempo do clássico entre Corinthians e São Paulo, no Pacaembu, pelo 
Paulistão.Nenhum outro veículo se envolveu no acidente e não chovia no trecho, segundo a concessionária. Um resgate da AutoBAn foi ao local, e o trecho teve lentidão no trânsito.
Emprestado pelo Vitória, Wallace chegou ao Guarani no início do ano com contrato até 30 de novembro. Ele era reserva de Bruno Brígido e sequer chegou a jogar pelo Bugre. Sua documentação não foi regularizada a tempo para a primeira rodada. Quando foi liberado para atuar, ficou no banco.Wallace foi revelado nas categorias de base do Vitória e era visto como um goleiro promissor. Com duas partidas pelos profissionais do Leão em 2016, ele participou das campanhas dos títulos baianos de 2016 e também de 2017.

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

16:20

Para fortalecer oposição, deputado Silvio Costa defende candidaturas múltiplas a governador de Pernambuco

Pré-candidato ao Senado, o deputado federal Sílvio Costa (AVANTE) defendeu, nesta sexta-feira (26) – em entrevista à Rádio Jornal de Caruaru -, que a oposição estadual lance várias candidaturas ao Governo do Estado, assegurando assim o segundo turno nas eleições de outubro deste ano. O deputado observou que, apesar de todo o desgaste do governador Paulo Câmara (PSB), a oposição vai enfrentar uma máquina administrativa no poder há 12 anos.
“O candidato natural é Armando Monteiro (PTB), mas há nomes como o de Marília Arraes (PT), Fernando Bezerra Coelho (MDB) e Julio Lossio (Rede). Quanto mais candidatos tiver, mais forte ficará a oposição. No segundo turno, a gente se une”, propôs Sílvio Costa. O deputado avaliou ser difícil uma aliança entre PSB e PT, no Estado, em razão da resistência grande da militância petista, indignada com a posição “golpista” dos socialistas no impeachment da presidente Dilma. As informações são da assessoria do deputado. (Foto/Rádio Jornal)

16:07

Lóssio confirma pré-candidatura ao Governo Estadual

O ex-prefeito de Petrolina Júlio Lóssio confirmou, através de suas redes sociais, a sua pré-candidatura ao Governo de Pernambuco pela Rede Sustentabilidade de Marina Silva.
Animado, Lóssio escreveu em sua página no Facebook.
“Pessoal, tenho uma notícia muito boa pra compartilhar com vocês! Hoje estive com Marina Silva e confirmamos a nossa pré-candidatura ao Governo de Pernambuco pela REDE.


Estou muito animado para essa caminhada e quero contar com todos vocês nessa grande luta que teremos pela frente! Estaremos, juntos com Marina, buscando construir uma alternativa para o Brasil e para Pernambuco! Vamos Juntos! O Brasil e Pernambuco pode mais”.
16:01

Anfitrião do encontro de oposições, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) convidou lideranças do bloco para um jantar em sua casa, em Petrolina, nesta sexta-feira (26)

Anfitrião do encontro de oposições, o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) convidou lideranças do bloco para um jantar em sua casa, em Petrolina, nesta sexta-feira (26). Entre os convidados estão o senador Armando Monteiro Neto (PTB), o deputado federal Bruno Araújo (PSDB), a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra (PSDB), o ex-governador João Lyra (PSDB) e o ministro de Minas e Energia, Fernando Filho (sem partido). O ministro de Educação, Mendonça Filho (DEM), também é esperado para o "comes e bebes", mas sua ida dependerá das agendas institucionais.
O banquete precede o segundo ato político da oposição, no Coliseu Hall, localizado no bairro de Areia Branca, e deve servir para fechar os últimos detalhes. O bloco prepara um grande evento, com a participação de cerca de 25 prefeitos da Região, para bater forte no governador Paulo Câmara (PSB). Cerca de quatro mil pessoas são esperadas. De acordo com o prefeito de Petrolina e filho do emedebista, Miguel Coelho (PSB), serão apresentados dados sobre segurança, desemprego, saúde e de investimento próprios da máquina pública. A ideia é fazer um comparativo com números de outros estados, como Bahia e Ceará, e demonstrar que faltou força política do chefe do Executivo Estadual para destravar recursos e fazer bons projetos.
Antecipando a agenda, o bloco já marcou o terceiro ato do grupo. Será em fevereiro, em Caruaru, a 130 quilômetros do Recife.
Fonte/Blog Magno Martins 

15:48

“Não vou cometer essa insanidade”, diz Duque sobre realização de Carnaval 2018

O prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), confirmou nesta sexta-feira, dia 26, que não haverá programação oficial de Carnaval 2018.
Durante entrevista ao radiofônico Sertão Notícias, o chefe do executivo afirmou que a capital do xaxado não tem tradição de carnaval, além disso, apontou a crise como uma das dificuldades de promoção de eventos por parte do Governo Municipal, para este ano.
“Terá carnaval do povo, mas da prefeitura não. O governo entende o momento de crise que atravessa o país e a prefeitura […] Não temos tradição de carnaval e a gente vai priorizar as festas tradicionais como a de setembro e o final de ano. O São João vamos fazer no mesmo formato, nos distritos e nos bairros, sem investimentos de grandes atrações” disse Duque, acrescentando: “Porque quando se faz isso, falta dinheiro para saúde, educação e eu não vou cometer essa insanidade. Festa é muito bom, mas não vou sacrificar o governo em função disso”.
Fonte/Blog Roberio Sá 
15:39

MEC realiza inspeção na estrutura de saúde de Arcoverde para implantação de Faculdade de Medicina

Os técnicos do Ministério da Educação (MEC) estiveram nessa quinta-feira, dia 25, em Arcoverde, no Sertão de Pernambuco, avaliando a estrutura da rede saúde, que deverá ser utilizada como campo de estudo para a Faculdade de Medicina.
Os avaliadores do Ministério, ainda, visitarão as estruturas de saúde de municípios vizinhos, a citar: Venturosa, Custódia, Pesqueira e Sertânia, até sábado, dia 27.
Há cerca de dois anos, houve uma inspeção como esta, na época, os técnicos visitaram o Hospital Regional Rui de Barros Correia. Na ocasião, a avaliação do MEC foi que não oferecia condições para acomodar o curso.
Depois da avaliação negativa, a Prefeitura de Arcoverde realizou um trabalho de restruturação da rede pública de saúde. Nesse meio tempo, o Hospital Regional eecebeu melhorias e adequações necessárias, principalmente, para o funcionamento regular do bloco cirúrgico, inaugurado março do ano passado.
FACULDADE DE MEDICINA 
O resultado da avaliação deverá ser divulgado até o mês de março. Caso a avaliação seja positiva, um grupo de empresários privados estarão instalando a Faculdade de Medicina na cidade sertaneja. 

15:22

PF diz ao STF que não consegue colher depoimento de Wellington Senador alegou à Polícia Federal que tem “dificuldades de agenda” para prestar esclarecimentos

A Polícia Federal informou ao Supremo Tribunal Federal (STF) que não está conseguindo colher o depoimento do senador Wellington Fagundes (PR) no inquérito que investiga suspeita de favorecimento indevido ao setor portuário em decreto presidencial que alterou regras de concessões.

O senador mato-grossense é suspeito de ter ajudado a empresa Rodrimar a obter benefícios junto à gestão do presidente Michel Temer (PMDB). Ele é citado em diálogos do ex-assessor especial da Presidência Rodrigo Rocha Loures, flagrado recebendo valores do grupo J&F.

O decreto sobre os portos foi publicado pelo presidente em 11 de maio de 2017 e aumentou o prazo dos contratos de concessão de áreas portuárias de 25 anos para 35, podendo ser prorrogado até 70 anos, beneficiando as atuais empresas concessionárias.

De acordo com informações da coluna "Expresso", do site da revista Época, o senador alegou à Polícia Federal ter “dificuldades de agenda” para prestar depoimento.

O comunicado da PF ao Supremo foi feito no mês passado.

Pela Constituição, o senador possui prerrogativa testemunhal, o que lhe dá a possibilidade de marcar dia, hora e local para o depoimento.

Questionamentos

Fagundes foi citado em dois dos 50 questionamentos da PF ao presidente Michel Temer.

Na pergunta número 35, a PF pergunta se Temer foi procurado pelo senador para tratar sobre o novo decreto dos portos.

“Se sim, quando e onde? Explicitar as demandas do senador. O senador Wellington Fagundes defendia a inclusão de solução das concessões dos contratos pré-93 no novo decreto dos portos? Quais as justificativas apresentadas pelo senador?”, questiona a PF.

Na semana passada, Temer negou o encontro. “Não fui procurado pelo senador Wellington Fagundes para tratar sobre o novo Decreto dos Portos”, respondeu.

Já no questionamento de número 45, a Polícia Federal pergunta “por que Gustavo Rocha e Beto Mansur disseram, durante diálogos com Rocha Loures, que a inserção da questão pré-93, tanto defendida por Rocha Loures, Beto Mansur e Wellington Fagundes, seria uma ‘exposição para o presidente’? Vossa Excelência sabe dizer se tal normatização por meio do novo decreto dos portos seria ilegal? Por quê?”

Temer negou, em sua resposta, que a publicação da medida seja “ilegal”.

“A normatização trazida pelo novo decreto não é ilegal. Considerou-se que a inserção dos contratos anteriores a 1993 não possuía respaldo jurídico para serem alcançadas pela prorrogação do prazo. Por esta razão, as concessionárias anteriores àquela data não foram incluídas”, disse o presidente.

As respostas de Temer foram feitas por meio de carta, e são uma das últimas diligências do inquérito.

Citado

Os elementos colhidos até agora confirmam um intenso lobby da empresa Rodrimar, concessionária de áreas no Porto de Santos (SP), junto a autoridades públicas para conseguir benefícios no decreto presidencial.

Conforme depoimentos colhidos até agora, a empresa teria recorrido ao suplente de deputado Rodrigo Rocha Loures, ao deputado federal Beto Mansur (PRB/SP) e a Wellington Fagundes.

Segundo o executivo, a Rodrimar tinha um pleito, junto ao Governo Federal, pela prorrogação da concessão de exploração de áreas no Porto de Santos.

Em suas tentativas para conseguir a prorrogação da concessão, Mesquita teria ficado sabendo que a ampliação dos prazos para contratos anteriores a 1993 estava tendo dificuldades na Casa Civil, e acionou Rocha Loures, “pretendendo que ele, juntamente com outros interlocutores do setor portuário, como o senador Wellington, agisse para resolver o problema”.
15:10

Juiz determina apreensão do passaporte de Lula O ex-presidente viajaria para a Etiópia nesta sexta-feira (26)

Com grande estarrecimento recebemos a notícia de uma decisão proferida pelo juízo da 10ª. Vara Federal de Brasília que proibiu o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva de deixar o País e determinou a apreensão do seu passaporte.

O juiz fundamentou a decisão em processo que não está sob sua jurisdição — a apelação relativa ao chamado caso do tríplex, que foi julgado ontem pelo Tribunal Regional Federal da 4ª. Região (TRF4).

O TRF4 havia sido informado sobre a viagem e não opôs qualquer restrição.

O ex-Presidente Lula tem assegurado pela Constituição Federal o direito de ir e vir (CF, art. 5º, XV), o qual somente pode ser restringido na hipótese de decisão condenatória transitada em julgado, da qual não caiba qualquer recurso, o que não existe e acreditamos que não existirá porque ele não praticou qualquer crime.

 
O Brasil apresentou defesa perante o Comitê de Direitos Humanos da ONU afirma do que não restrição ao direito do ex-Presidente de viajar ao exterior. A decisão hoje proferida reforça as violações a garantias fundamentais do ex-Presidente, tal como exposto no comunicado feito em 28/07/2016 àquela instância internacional.

Lula foi convidado pela União Africana a participar de um encontro com líderes mundiais para fazer um balanço de um encontro ocorrido há 5 anos para tratar do problema da fome na África. Já havia informado à Justiça seu retorno no dia 29/01.

O passaporte do ex-Presidente Lula foi entregue à Polícia Federal  pela manhã, sem prejuízo das medidas cabíveis para reparar essa indevida restrição ao seu direito de ir e vir.

Fonte/G1

Tradutor