Publicar anúncio superior

Publicar anúncio superior


sexta-feira, 29 de setembro de 2017

"Transformatura" da Escola Nacional de Formação da Contag (Enfoc), em nosso estado. Dessa vez foi na Zona da Mata.


Ontem à noite, prestigiei mais uma "Transformatura" da Escola Nacional de Formação da Contag (Enfoc), em nosso estado. Dessa vez foi na Zona da Mata. Uma região que foi o berço do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) em Pernambuco; que tem grandes riquezas, mas que, por falta de políticas públicas voltadas para as suas especificidades, tem uma grande parte da população em situação de pobreza.
Por isso, os novos educadores e educadoras populares que concluíram o curso, ontem, assumiram o compromisso de contribuir para a implementação do nosso Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. E dessa forma, eles/as também se comprometem em lutar pela reestruturação socioprodutiva da região. Temos um documento com propostas sobre esse tema, que já foi entregue ao Governo, mas que, até o momento, não foi utilizado. A nossa responsabilidade é continuar cobrando as mudanças necessárias.
Esse curso tem contribuído muito com o trabalho da Federação pelo estado, pois ao final de cada processo, esses homens e mulheres se fortalecem ainda mais na luta, e potencializam sua ação como multiplicadores e multiplicadoras de nossas bandeiras.
Nesse curso, foram homenageadas várias memórias vivas do Movimento Sindical Rural. Pessoas que contribuíram e ainda contribuem para muitas das conquistas que temos no campo. Foram homenageados também (em memória) companheiros que já não estão mais com a gente, porém os seus ensinamentos jamais morrerão. Entre eles, estava Agápito dos Santos, que deu nome a Turma, por ter sido uma liderança fundamental nas lutas dos assalariados e assalariadas rurais da região.
Parabéns a toda Direção da Fetape, ao companheiro Adelson Freitas, diretor de Organização e Formação, aos companheiros Gilvan e Paulo Roberto, que acompanham mais diretamente os dois Polos da Região, aos Sindicatos, a Rede de Educadores e Educadoras Populares e a todos os homens e mulheres que aceitaram o desafio de realizar ou participar de um processo formativo como esse, que nos coloca ainda mais a serviço de nossa base.  Pontuou Doriel Barros presidente da FETAPE


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradutor