Publicar anúncio superior

Publicar anúncio superior


segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Estudantes e professores da EREM Regina Pacis criam biodigestor


Um projeto sustentável da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Regina Pacis, localizada em Santa Cruz da Baixa Verde, Sertão do Estado, está mudando a vida dos moradores da Zona Rural do município. Professores e estudantes criaram um biodigestor artesanal na escola e estão inspirando famílias da região. O equipamento foi apresentado à comunidade no mês de agosto, durante uma mostra de ciências.
A ideia surgiu da professora de história e geografia da escola, Kilma Diniz. Ao notar o aumento no preço do gás de cozinha, ela pensou em uma alternativa sustentável e econômica para as famílias dos estudantes. “Foi quando olhei dicas na internet de como fazer um biodigestor com materiais que normalmente temos em casa”, conta. Em maio deste ano, o projeto foi apresentado à professora de biologia, Valcilene de Souza, que convocou estudantes e tirou o plano do papel e o colocou na prática.
Cerca de 10 estudantes participaram da criação do projeto, que atualmente está em fase de experimentos no terreno da escola. Para que tudo isso acontecesse, o grupo construiu um tanque de concreto - que serve para colocar excrementos de animais e restos de comida – ligado por cano a uma caixa d’água, onde fica retido todo o gás dessa decomposição. Esse gás pode ser utilizado para alimentar um gerador, aquecedor e preparar alimentos por meio do fogão. O resíduo líquido final desse processo serve como adubo para a horta da escola.
“Para que tudo ocorra com segurança durante os experimentos, nós contamos sempre com a presença dos alunos que fizeram curso no Corpo de Bombeiros”, detalha Valcilene. Ainda segundo ela, o custo total do biodigestor artesanal foi de aproximadamente R$ 200,00. A potência dele ainda é fraca, não dá para abastecer o fogão utilizado no preparo das merendas, mas toda a comunidade escolar está engajada para aprimorar o equipamento. “É um valor acessível para as famílias da zona rural. Se a gente for comparar com toda a estrutura e mão de obra profissional, duzentos reais é muito baixo”, completa.
O biodigestor foi apresentado na IV Expobio - feira de ciências da escola - para as unidades de ensino do entorno e moradores, e até o momento duas famílias já construíram o equipamento em suas casas. “É uma grande experiência profissional e educativa que está mudando vidas e mostrando aos alunos uma forma alternativa de se conseguir biogás”, acredita Valcilene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradutor