Várias áreas do Sul do Brasil tiveram chuva forte, granizo e principalmente ventania no domingo, 1 de outubro. O vento assustou mais do que a chuva. As rajadas fortíssimas passaram dos 100 km. Em Tupaciretã (RS), o INMET registrou uma rajada de vento com 128 km/h.
Pelos ventos muito fortes e nuvens muito carregadas que se espalharam pelo Sul do Brasil, não se pode descartar que tenham ocorrido fenômenos como microburst, dowburst e até tornados. A Climatempo alertou sobre as condições meteorológicas especiais que levariam a ocorrência de ventania no Sul do Brasil, mas que também poderia acontecer em locais de Mato Grosso do Sul, de Mato Grosso e de São Paulo.
A situação ainda é de alerta para tempestades no decorrer da noite do domingo e nesta segunda-feira, especialmente no Sul do Brasil e em Mato Grosso do Sul, com chuva forte, ventania e granizo. Porém, não se pode descartar temporais também no oeste/noroeste de São Paulo e nas áreas a oeste e sul de Mato Grosso.
A segunda-feira também é de alerta para tempestades em Mato Grosso do Sul, incluindo Campo Grande, oeste e sul de Mato Grosso, incluindo Cuiabá, e também no Paraná, em São Paulo e no Triângulo Mineiro. Curitiba, Florianópolis e São Paulo podem ter chuva moderada a forte em algumas horas no decorrer desta segunda-feira.
A tabela mostra as rajadas de vento mais intensas observadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia através da medição nas estações meteorológicas automáticas no domingo, 01/10/17, até às 18 horas.
Ventania no Sul do Brasil em 01/10/17 (Fonte: INMET)
A pressão do ar muito baixa foi um dos motivos que permitiu o desenvolvimento de nuvens densas, de grande extensão vertical, com potencial para tempestades.
O mapa mostra como estava o ajuste de altímetro em vários aeroportos da Região Sul às 19 UTC (16 horas em Brasília), de 01/10/17. O ajuste de altímetro é o valor da pressão atmosférica em relação ao nível médio do mar, que será usada para ajustar o altímetro que existe na aeronave.
Pressão do ar muito baixa no Sul do BR às 16 horas (Brasília) de 01/10/17
No Paraná, as nuvens de tempestade provocaram enormes granizos em Dois Vizinhos, no sudoeste do estado.
Foto de Dieizon Brandalis, Dois Vizinhos (PR): granizo e 01/10/17
Nenhum comentário:
Postar um comentário