No início da tarde desta sexta-feira (06), foram fechadas as comportas da estação de controle da barragem de TUCUTU em Cabrobó-Pe, reservatório no caminho das águas da transposição do São Francisco, Eixo Norte. O fato se deu em virtude de um grupo de credores da região que desde o inicio deste ano vem negociando sem sucesso com o Ministério da Integração Nacional e Mendes Junior.
Afirmam os credores que foram propostos pelo Ministério, juntamente com a empresa Mendes Junior, um acordo para pagamento destes créditos, algo em torno de R$ 24.000,000,00 (Vinte e quatro milhões de reais), onde em março do corrente ano, em reunião realizada em Salgueiro-PE, os representantes do ministério: Antônio de Pádua (Sec. de recursos hídricos), Luihtgardas, Marcelo (CONJUR), Cesar (Assessor) e o Prefeito Local,Sr. Clebel Cordeiro; O Sr.Luihtgards, afirmou que haviam R$ 36.000,000,00 (Trinta e seis milhões de reais) em créditos em favor da Mendes Junior, e que o referido grupo de credores acionasse a justiça, no intuito do pedido de bloqueio deste montante, onde nem a Mendes nem o Ministério contestariam o resgate.
Após promovida tal ação,o Ministério passou a não cumpri os acordos que sucederam este primeiro, em síntese, apesar das cinco tentativas, sendo quatro delas no Ministério da Integração em Brasília-DF, culminou com a negativa dos créditos existentes.
Os credores organizadores já têm ainda em segredo, varias ações a realizarem em pontos estratégicos do projeto, onde sensibilizarão a opinião publica ate que seja cumprida integralmente a quitação dos débitos, para que os mesmos possam quitar dividas com funcionários, em torno de 2 mil pessoas e débitos de ordem comerciais e bancarias.
Enquanto o Governo Federal gasta quase 2 Bilhões de reais para manutenção do poder em emendas parlamentares, os verdadeiros promotores da execução da obra da Transposição do São Francisco, ficam á margem dos interesses públicos.
Fonte/ blog Sertão Central
Nenhum comentário:
Postar um comentário