Publicar anúncio superior

Publicar anúncio superior


quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Meio Ambiente recebe Movimento Nacional dos Catadores

Comissão de Meio Ambiente recebeu, nesta quarta (4), representantes estaduais do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis. Os profissionais reivindicam a inclusão da categoria nas políticas públicas voltadas ao descarte dos resíduos sólidos. De acordo com a legislação federal, é permitido às prefeituras contratar cooperativas de recicladores com dispensa de licitação. A norma nacional criou, ainda, o Programa Pró-Catador com o objetivo de garantir aos catadores formação profissional, equipamentos e melhores condições de trabalho.
Para o representante do Movimento, José Cardoso, falta implementação da regra nos municípios. “Esse momento é importante para que a gente venha afirmar o nosso potencial de trabalho, o potencial de aprendizado, e que nós podemos contribuir sim com a limpeza das cidades. Nós fazemos um trabalho gratuito para os municípios e não somos reconhecidos por isso. Esse reconhecimento feito pela comissão é muito importante para a categoria”, frisou.
O presidente do colegiado, deputado Zé Maurício (PP), explicou o objetivo do encontro. “A partir dessa reunião, iremos elaborar um diagnóstico sobre a problemática da destinação dos resíduos sólidos”, salientou. Segundo o parlamentar, nas próximas reuniões a comissão deverá convidar representantes da Federação das Indústrias do Estado, da Agência Estadual de Meio Ambiente e da Secretaria do Trabalho de Pernambuco para aprofundar o debate sobre o assunto.
Ainda na reunião desta quarta, o colegiado aprovou o Projeto de Resolução nº 1414/2017, de autoria da deputada Socorro Pimentel (PSL). A proposta, que foi relatada pelo deputado José Humberto Cavalcanti (PTB),  institui o Prêmio Município Amigo dos Animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradutor