Publicar anúncio superior

Publicar anúncio superior


quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

Um alívio para o Velho Chico

A notícia de que, com as últimas chuvas, o reservatório de Sobradinho, o maior do Nordeste, chegou a 21,33% de sua capacidade de armazenamento neste final do mês de fevereiro foi recebida com alívio pelos agricultores do Sertão do São Francisco e também pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf). O anúncio foi feito pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
O volume parece pequeno, para aquele que é considerado um dos maiores lagos artificiais do mundo, com capacidade para 34 bilhões de metros cúbicos. Mas considerando que Sobradinho quase entra em colapso no final do ano passado, quando registrou um volume abaixo dos 3%, a notícia foi mais do que bem-vinda.
As boas novas continuam chegando junto com as chuvas que, nos últimos meses, caíram nas cabeceiras do Rio São Francisco. O atual volume de 21,33% tende a continuar aumentando com as águas que vêm de Minas Gerais, onde o rio São Francisco nasce. Até o fim do período chuvoso, que acontece no mês de abril, Sobradinho deverá acumular 33% de sua capacidade. Segundo projeções do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), fevereiro teve chuvas acima da média na região, com 206 milímetros de precipitação, quando a média histórica para a bacia é de 175 mm.
A quantidade de água que entra na barragem atualmente é de 1.800 metros cúbicos por segundo e estão saindo 630. Cenário bem diferente do final do ano passado, quando a Agência Nacional de Águas (ANA) autorizou a Chesf a manter a vazão em 550 metros cúbicos por segundo, a mais baixa em 38 anos de existência da barragem.
O fornecimento da energia na região só não chegou a ser ameaçado porque o Nordeste conta hoje com outras fontes de energia, como as usinas eólicas e térmicas, além da ligação com redes de transmissão de energia de outras regiões do País. Atualmente, a usina hidrelétrica de Sobradinho opera com duas, das seis turbinas, que geram 140 MW. Em condições normais de operação, com o reservatório cheio, a usina de Sobradinho poderia gerar 1.050 Megawatts com todas as unidades geradoras em operação, segundo a Chesf. Procurada pela reportagem, a Chesf informou que a vazão da barragem de Sobradinho é determinada pela Agência Nacional de Águas (ANA) e o Ibama e que, por enquanto, não há previsão de aumento ou redução na vazão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradutor