O carnaval de 2018 foi recorde de público no Recife: ao todo, os polos de folia na cidade receberam 1,6 milhão de pessoas. O número, o maior já registrado no carnaval da capital pernambucana segundo a Prefeitura do Recife, foi divulgado nesta Quarta-feira de Cinzas (14). A cidade recebeu 300 mil foliões a mais do que em 2017, de acordo com o balanço.
“Este é o verdadeiro carnaval de rua do Brasil, e foi o maior carnaval da história do Recife. Fica aqui o agradecimento ao folião por esse belíssimo carnaval”, disse o prefeito do Recife, Geraldo Julio, durante a coletiva de imprensa do balanço da festa realizada no Paço do Frevo, no Bairro do Recife, no Centro da capital.
O destaque da folia recifense ocorreu na noite de segunda-feira (12), quando atrações do pop-rock nacional, como Skank, Natiruts e Nando Reis, integraram a programação do Marco Zero. Nessa noite, cerca de 300 mil foliões estiveram no Bairro do Recife, o que provocou dificuldades na mobilidade.
O presidente da Fundação de Cultura da Cidade do Recife, Diego Rocha, destacou que a prefeitura está atenta à situação. “Não consideramos que foi um erro colocar essas atrações juntas, e sim um acerto, já que um público de 300 mil pessoas significa sucesso. É claro que, com muita gente, é preciso ter um trabalho de infraestrutura e mobilidade, que cuidamos para que seja cada ano melhor”, pontuou.
A festa, que começou na sexta-feira (9), recebeu 2,7 mil apresentações, distribuídas em 44 polos. Ao longo dos cinco dias de festa, os foliões puderam acompanhar 144 apresentações de orquestras, 761 agremiações e 438 blocos, além de 1.354 shows, sendo 99% das atrações pernambucanas.
A quantidade de turistas que desembarcaram no Recife para brincar carnaval também aumentou: o Aeroporto Internacional do Recife/Guararapes - Gilberto Freyre recebeu 126 voos extras, o que representa 24,4% a mais do que no ano passado, e o Terminal Integrado de Passageiros (TIP) teve 200 viagens a mais, aumentando 10% em relação a 2017.
A movimentação chegou a 300 mil passageiros no aeroporto, enquanto 60 mil pessoas passaram pelo TIP. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Pernambuco, a ocupação da rede hoteleira do estado foi de 97%.
Pesquisa de opinião
Os foliões aprovaram a festa, segundo pesquisa do Centro Integrado de Pesquisas e Comunicação (Cipec), encomendada pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife. De acordo com o levantamento, 94,7% do público entrevistado considerou a festa ótima ou boa, enquanto 97,5% contou que pretende voltar para o carnaval recifense. Além disso, 98,8% dos entrevistados recomendam a folia na capital. Ao todo, foram 942 turistas entrevistados.
Fonte/foto G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário