Publicar anúncio superior

Publicar anúncio superior


quarta-feira, 29 de novembro de 2017

17:51

Vereador de Santa Cruz Zé Neildo visita a casa de apoio do município em Recife


Em visita a capital do estado, no ultimo dia 26, o vereador Zé Neildo, aproveitou a oportunidade e visitou a casa de apoio de Santa Cruz e Santa Filomena a qual recebe os pacientes que fazem tratamento fora desses dois municípios. De imediato fiquei muito satisfeito em ver que a casa está em uma ótima localização ao lado da Avenida Abdias de Carvalho próximo ao prédio dos correios com condições reais de apoio aos que vêem a precisar de um apoio na capital. A casa de apoio conta hoje, com uma boa infraestrutura, o paciente ou visitante vai achar um ambiente estruturado e totalmente higienizado. Aproveito para Parabenizar os funcionários/as pela dedicação com os pacientes.  Foi uma visita de surpresa, e confesso que fiquei muito satisfeito com o que encontrei na nossa casa de apoio em Recife.  O vereador Zé Neildo conversou com Chico Latão que faz tratamento há bastante tempo na capital, o mesmo  se emocionou ao relatar que é bem tratado e que todos que passam pela casa têm o mesmo tratamento. A casa de apoio conta com uma funcionaria paga pela prefeitura que acompanha os pacientes em seus tratamentos. Para Chico Latão com a volta da prefeita Eliane para a prefeitura os pacientes do município que precisa de tratamento na capital estão sendo muito bem assistido e o transporte do TFD é de boa qualidade. O vereador encerrou sua visita a casa de apoio com a certeza, que mais uma vez a prefeita e a secretária de Saúde  trata com muita responsabilidade ao cidadão santa-cruzense. Para o vereador Zé Neildo algumas críticas isoladas que ainda aparece são de pessoas que não conhece a realidade, parabenizo a prefeita Eliane Soares e toda equipe da secretaria de Saúde por tarem prestando esse grande trabalho a população de Santa Cruz, pontuou o vereador Zé Neildo.


Fonte/Josué Oliveira





17:36

Ouricuri: Em reunião com prefeito, secretário de Defesa Social de PE promete melhorias para polícias


Cumprindo agenda administrativa pelo Sertão, o secretário de Defesa Social de Pernambuco, Antônio de Pádua, passou ontem (28) por Ouricuri (Araripe), onde se reuniu com o prefeito Ricardo Ramos. O encontro, ocorrido na residência do gestor, durou cerca de uma hora.
Acompanhado por secretários de sua gestão, além de 10 vereadores da base governista, da deputada estadual Roberta Arraes, do chefe do Corpo de Bombeiros, de representantes da cúpula da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) e delegados das Polícias Civil e Científica, o prefeito apresentou as demandas a Pádua na área de segurança e pediu uma melhor estrutura operacional para atender o município.
O secretário comprometeu-se em reforçar o armamento e viaturas para as duas policias,  incluindo motos de 750 cilindradas para e a compra de duas aeronaves para a região, que deverá auxiliar a polícia em operações. Pádua também pediu ao prefeito a contrapartida para o quartel dos bombeiros, uma delegacia de combate ao narcotráfico e o Instituto Médico legal (IML), que serão instalados em Ouricuri a partir de 2018.
Após a visita ao prefeito, o secretário foi até a Delegacia da Polícia Civil (PC), sendo recebido pelo delegado seccional da 24ª DESEC, Jairo Oliveira Marinho. Na ocasião o delegado expôs mapas das ações policiais da polícia judiciária e também falou sobre as dificuldades enfrentadas pelo contingente, considerado pequeno para atender a demanda de investigações e elucidações de crimes em todas as esferas no município.
 Fonte/ assessoria da PMO. (Foto: Hércules Felix)



17:33

Vereadores de Dormentes aprovam suplementação orçamentária para prefeitura e presidente da Câmara reforça: “Está correto


Mesmo inviabilizada de renovar o mandato como presidente da Câmara Municipal de Dormentes (PE), já que os vereadores derrubaram o projeto de lei que permitia a reeleição da Mesa Diretora, Rosarinha Coelho (PSB), não deixou de cumprir seu papel enquanto chefe do Legislativo local.
Na sessão plenária de ontem (28) – a mesma que analisou a proposta de reeleição da Mesa Diretora -, também foi votado um projeto de autoria do Executivo, referente à suplementação no Orçamento. A proposta passou sem problemas por ampla maioria.
Rosarinha disse a este Blog ter colocado o projeto da suplementação orçamentária em votação antes, justamente para não dar margens a comentários de bastidores, caso o da reeleição fosse reprovado (o que acabou acontecendo). “Está correto. Ninguém sobrevive sem orçamento, não. A prefeita tinha que pagar as folhas”, ponderou a presidente da Câmara.

Fonte/Ascom
17:27

Moreilândia: Prefeitura assina termo com o MPPE comprometendo-se a regularizar pagamentos atrasados de servidores e aposentados

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e o prefeito de Moreilândia, no Sertão do Araripe, celebraram Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para regularizar o pagamento dos salários dos servidores públicos municipais ativos e aposentados. Segundo o apurado nas investigações da Promotoria de Justiça de Moreilândia, a gestão municipal atrasa o pagamento da remuneração mensal destes agentes constantemente.
Ao firmar o TAC, o prefeito de Moreilândia, João Angelim Cruz, admitiu os atrasos e reconheceu a necessidade e urgência de reordenar as contas públicas e os quadros funcionais do município. Com isso, terá de liquidar todos os débitos existentes com os servidores e aposentados, mediante o parcelamento, em três meses, devendo a primeira parcela ser paga até 20 de janeiro, a segunda até 20 de fevereiro e a terceira até 20 de março de 2018.
Após normalizar os pagamentos atrasados, a Prefeitura terá de pôr em dia todos os salários dos servidores e aposentados, considerando o mês de referência, até o dia 10 do mês seguinte, enviando à Promotoria de Justiça todas as informações sobre os pagamentos realizados, até o segundo dia útil subsequente, após da efetivação do pagamento. As informações devem ser prestadas três vezes a cada mês.
Com a assinatura do TAC, a gestão municipal deve informar a destinação de todos os valores ingressos nas contas públicas de Moreilândia referentes às transferências de receitas obrigatórias advindas da União Federal, especificamente, aquelas relativas ao Fundo de Participação do Município (FPM), Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB), Fundo Municipal de Saúde (FMS) e do Fundo de Assistência Social. Todas as informações devem vir acompanhadas dos respectivos extratos bancários, contendo os dados das contas-correntes sacadas e destinatárias.
Pagamentos
Caso o prefeito descumpra os termos celebrados e os pagamentos permaneçam desatualizados, poderá ser aplicada multa no valor correspondente a uma remuneração mensal do gestor municipal, acrescendo o valor de 10% da remuneração do prefeito a cada dia em que houver atrasos injustificados. O não repasse de informações por parte da Prefeitura também estará sujeito à multa de metade do salário do prefeito a cada dia em que existir atrasos nas informações requisitadas.
Por fim, a Prefeitura de Moreilândia deverá publicar no seu website o TAC firmado. Deve ainda afixar os termos no prédio da Prefeitura. A informação estar disponível por pelo menos 30 dias para consulta pública. Para quaisquer descumprimentos dos termos assinados, serão tomadas as medidas judiciais cabíveis. 

Fonte/Assessoria
17:19

De portas abertas para seus aliados em ano pré-eleitoral, Paulo Câmara recebe prefeito de Afrânio

Em todo ano que antecede uma eleição, é sempre assim: o governante recebe de portas abertas seus aliados, para consolidar o apoio ao pleito do ano seguinte. O governador Paulo Câmara (PSB) não fugiu à regra.
Nesta quarta-feira (29) o socialista reuniu-se no Palácio do Campo das Princesas, sede do Governo de Pernambuco, com o prefeito de Afrânio Rafael Cavalcanti (PMDB). Além de levar demandas referentes ao homem do campo e à saúde pública, Rafael solicitou apoio do Estado na realização da tradicional Festa do Senhor do Bonfim, no povoado de Caboclo, zona rural do município. O prefeito garantiu que em breve a programação será divulgada.

E mais: segundo ele, Paulo Câmara prometeu retornar a Afrânio para anunciar reforço na segurança publica e o início da restauração da rodovia que liga o município a Dormentes (a PE-630), muito reivindicada pela população local. O prefeito deixou o encontro com o governador empolgado com as boas novas.
Ascom
17:12

Juiz obriga recontagem de votos em urna e eleição para presidência do STTAR pode sofrer reviravolta



Realizada no último dia 21 de novembro, a eleição para a presidência do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Assalariados Rurais (STTAR) ainda poderá sofrer uma reviravolta. O motivo deve-se a uma decisão do juiz titular da Vara do Trabalho, George Sidney, que acatou ação impetrada pela Chapa 1, encabeçada pela candidata Leninha, que foi derrotada no pleito para Simone Paim, candidata a presidente pela Chapa 2.
De acordo com informações repassadas ao Blog, o juiz entendeu ser necessário a contagem de votos da urna 47, que foi impugnada pela mesa apuradora durante o processo de votação devido a supostas irregularidades.

George Sidney decidiu então sustar a chapa vencedora até que haja a recontagem dos votos da urna 47. Dessa forma a eleição do STTAR só será concluída após essa etapa. Simone venceu Leninha por uma margem muito pequena de votos (1.617 contra 1.601), e essa urna que faltou pode dar outro desfecho à eleição.

Fonte/Blog Carlos Brito
09:33

Reservatórios da bacia do Rio São Francisco aumentam de nível, após chuvas



O registro de chuvas no chamado período úmido na bacia do rio São Francisco deixa os técnicos animados, mas ainda preocupados. Durante a reunião que analisa as condições hidrológicas na bacia do chamado rio da integração nacional, promovida pela Agência Nacional de Águas (ANA), nesta segunda-feira (27 de novembro), foram mostrados números animadores. Apesar do registro de chuvas na bacia, a palavra de ordem é manter a prudência com vistas a garantir os níveis dos reservatórios instalados na bacia.
Durante a reunião promovida pela agência federal em Brasília e transmitida por videoconferência para os estados inseridos na bacia do Velho Chico, a equipe técnica do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) anunciou que apesar do previsto de precipitação nessa semana ser de 45mm, foi registrado o índice de 25mm. Mesmo assim, o índice é animador. O motivo da precipitação inferior ao previsto está na seca do solo, que segue ainda muito severa. Para os próximos dias, há o registro da formação de uma frente fria, que ficará estacionária e deverá provocar chuvas em Minas Gerais. “Os sistemas meteorológicos estão comemorando. Praticamente toda a bacia receberá chuva nos próximos sete dias. A previsão é de pelo menos 30mm”, informou o coordenador-geral de Operações e Modelagem do órgão, Marcelo Seluchi.

Ainda conforme sua explanação, a previsão para Sobradinho (BA) e Três Marias (MG) é de uma precipitação de 30mm. São chuvas consideradas dentro da normalidade. “A previsão para dezembro é muito melhor que a de outubro. Naquele mês, as chuvas demoraram a cair na bacia. O que falta é a umidade do solo atingir um índice melhor para contribuir com essa chuva”, acrescentou Seluchi. Ele prometeu apresentar na próxima semana a estimativa de chuvas para os primeiros dias de 2018.
Ainda na reunião que acontece semanalmente, a equipe do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) apresentou dados que apontam que já houve previsão pior para a bacia em anos anteriores. Além disso, as premissas para armazenamento dos reservatórios até 1º de janeiro aponta para uma prática de 80m³/s em Três Marias e de 550m³/s tanto em Sobradinho, podendo ser elevado, quanto em Xingó. Em Três Marias, a previsão é de um armazenamento de 20%; em Sobradinho, de 7,1%, tendo saído de quase zero e em Itaparica (PE), 10%.
Apesar dos índices animadores, o 2º Comando Naval relatou problemas de navegação no território mineiro, em regiões próximas a Pirapora. O motivo seria a redução da defluência, de 200 metros cúbicos por segundo (m³/s) para o patamar atual, de 80m³/s. O impacto foi de uma diminuição no nível do rio de aproximadamente 70cm. Ainda essa semana haverá reunião entre a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e o ONS para analisar a possibilidade de elevação da defluência em Sobradinho.
O superintendente de Recursos Hídricos da ANA, Joaquim Gondim, aproveitou para pedir prudência nos dados apresentados, com vistas a recuperação dos níveis dos reservatórios. Ele apresentou dados de 2015, nos quais havia a previsão animadora, mas a realidade se mostrou bem diferente. “Estamos otimistas, mas é preciso que a água entre nos reservatórios para que tenhamos mais segurança”, considerou Gondim.
Em virtude do calendário natalino, ficou definido que as próximas reuniões para analisar as condições hidrológicas da bacia do São Francisco devem ocorrer nos dias 4, 11 e 18 de dezembro e depois disso, somente no dia 8 de janeiro. Entretanto, o Cemaden deverá enviar os dados das análises nas terças-feiras seguintes, seguidas das explicações técnicas.
09:10

Paulo Câmara lidera Eleições de 2018 com 18,7% dos votos, seguido de Armando (13,5%) , Mendonça (10%) e Marília (9,6%)

Pulo Câmara (PSB) lidera a corrida eleitoral de 2018 com 18,7% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece o senador Armando Monteiro Neto (PTB) com 13,5%, seguido pelo ministro Mendonça Filho (DEM) com 10% e a vereadora Marília Arraes (PT) com 9,6% (empate técnico). Foto: Robério Sá


Pesquisa realizada pelo Instituto Múltipla (Arcoverde) com 600 questionários, em 65 dos 184 municípios pernambucanos, entre os dias 21 e 24 deste mês de novembro, revela que o governador Paulo Câmara (PSB) lidera a corrida eleitoral de 2018 com 18,7% das intenções de voto.
Em segundo lugar aparece o senador Armando Monteiro Neto (PTB) com 13,5%, seguido pelo ministro Mendonça Filho (DEM) com 10% e a vereadora Marília Arraes (PT) com 9,6% (empate técnico).
O senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB) está na quinta colocação com 2,8%, seguido pelo deputado Bruno Araújo (PSDB) com 1,8%. Brancos e nulos somam 30%, indecisos 8,3% e não souberam ou não quiseram responder a pesquisa, 6%.
O instituto fez uma simulação com diversos cenários e na maioria deles o governador Paulo Câmara tem cerca de 30% de intenções de voto. Num cenário sem Armando e sem Mendonça Filho, a vereadora Marília Arraes atinge seu melhor percentual: 19,3%.
Num confronto direto com Paulo Câmara, a neta de Miguel Arraes teria 25% de intenções de voto, ante 32% do governador.
O Múlplica aferiu também o índice de rejeição dos candidatos. O mais rejeitado é o senador Fernando Bezerra Coelho (PMDB) com 27%, seguido por Bruno Araújo com 26%, Armando Monteiro com 24%, Paulo Câmara com 20%, Mendonça Filho com 20% e Marília Arraes com 18%.
O instituto perguntou também aos entrevistados se o apoio do ex-presidente Lula aumentaria ou diminuiria o desejo de votar neste candidato: 41% responderam que aumentaria, 34,5% que diminuiria e 22% que dependeria do nome do candidato.
Com relação ao presidente Michel Temer, o apoio dele a um candidato faria com que 88% dos pernambucanos o rejeitasse, ante 4,7% que o abraçaria.
Na pesquisa estimulada para o Senado (com o auxílio de cartão), o 1º colocado é Jarbas Vasconcelos (PMDB) com 20,5%, seguido por Ana Arraes (TCU) com 13%, João Paulo (PT) e Armando Monteiro (PTB) com 11,5%, Mendonça Filho com 10,5%, Humberto Costa (PT) com 9%, José Queiroz (PDT) com 6%, André Ferreira (PR) com 4,8%, Sílvio Costa (Avante) com 4,5%, Bruno Araújo com 4% e Antonio Campos (Podemos) com 3,8%.
Para presidente da República, Lula tem 50% das intenções de voto, ante 8% de Bolsonaro (PSC), 2,6% de Marina Silva (Rede), 2,8% de Luciano Huck (sem partido), 1,8% de Geraldo Alckmin (PSDB) e João Dória (PSDB) e 1,6% de Ciro Gomes (PDT).
08:50

HIV: Secretaria Estadual de Saúde oferece teste rápido na UFPE

Adicionar legenda
Na próxima sexta-feira (1º.12) é celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. Para ampliar o diagnóstico e tratamento precoces do HIV, a Secretaria Estadual de Saúde (SES), em parceria com a Aids Healthcare Foundation (AHF), irá ofertar testes rápidos de HIV em ação externa na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), campus Recife. A atividade será nesta terça-feira (28.11), a partir das 17h, em frente ao Niate da área I. A capacidade será para atender 80 pessoas. 

Na UFPE, os testes rápidos serão ofertados em um trailer e com garantia de discrição no momento do atendimento, que dura cerca de 30 minutos, tempo para que seja feito o exame e o aconselhamento. Nos casos positivos, ainda é realizado o encaminhamento do paciente para o serviço de referência. Também são ofertados preservativos.
08:44

Pernambuco recebe pela primeira vez a 13º Feira de Turismo Rural - Ruraltur

O turismo rural é um segmento que vem contribuindo para a interiorização, valorização do patrimônio histórico-cultural e na geração de emprego e renda na Zona Rural. Pensando nisso, Pernambuco sediará pela primeira vez a Feira de Turismo Rural – Ruraltur, projeto realizado pelo SEBRAE-PE. A 13ª edição evento acontece até 30 de novembro, no Hotel Portal de Gravatá, no município Gravatá, no Agreste pernambucano.
A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur participa da feira num espaço localizado na entrada principal do evento, denominado “Descubra o Turismo Rural de Pernambuco”, onde haverá atendimento aos visitantes e distribuição de folheterias promocional do destino, incluindo o Guia Rota Rural. Além disso, será apresentada uma ação onde serão trabalhadas as experiências dos visitantes com a exibição do vídeo “Paisagens Sonoras - Um passeio pelos sons e imagens das regiões da zona da mata até o sertão do estado”. Despertando os sentidos e imprimindo sensações de vivências da zona rural do interior.
A 13º Feira de Turismo Rural – Ruraltur oferece roteiro com opções de lazer e proporciona uma viagem histórica aos destinos do interior dos Estados do Nordeste. “Participar de eventos para fomentar esse segmento do turismo é de suma importância. Queremos estimular os pernambucanos e turistas a conhecerem mais e melhor os destinos campestres do Estado, através da contemplação de belas imagens, sons e dos diversos equipamentos do turismo rural”, comenta o Secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, Felipe Carreras.
RURALTUR 2017
A Ruraltur foi idealizada pelo Sebrae PB em 2004 visando o desenvolvimento e a divulgação do turismo rural no Nordeste. Por dez anos foi realizada em Campina Grande – PB. Devido ao sucesso do evento, em 2015 o Sebrae Nacional resolveu ampliar sua abrangência tornando-a nacional e itinerante. A Ruraltur traz na sua temática o turismo rural, a produção associada ao turismo e a economia criativa. O evento terá espaço de exposição com 30 stands; Seminário de Turismo Rural; Encontro de Lideranças do Turismo Rural com a consultora sênior Tânia Zapata; Shows culturais; Oficinas de Saberes e Fazeres e visitas técnicas como pós evento. Na divulgação, serão convidados vários blogueiros especializados para acompanhar as atividades da feira.
fonte/ Ascom
08:28


Com agenda na capital  de Pernambuco,Recife, o prefeito da cidade de Santa Filomena, Cleomatson Coelho,  vem buscando  a cada dia melhorias para o seu município através de secretarias do Governo do Estado.
O prefeito esteve ontem (28) na Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA), apresentando ao  secretário, Wellington Batista, a situação que passa o município devido a estiagem causada pela seca, e solicitando ações para o município.
O prefeito também se reuniu no palácio das princesas com o chefe de gabinete do governo, João Campos, filho do ex-governador  Eduardo Campos, onde levou demandas do município até o governo.
"Estive na Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) para conhecer e solicitar algumas ações ao novo secretário, Wellington Batista, onde fui muito bem recebido e tivemos uma longa conversa sobre nosso Município e as dificuldades que enfrentamos neste momento de estiagem. No entanto, o Secretário demonstrou interesse em nos ajudar e a fortalecer nossa parceria com o Estado promovendo ações para ajudar nossos agricultores no que estiver ao alcance da sua pasta.
Estive também  no Palácio do Campo das Princesas com o Chefe de gabinete, o jovem e atencioso João Campos, levando demandas à serem solucionadas pelo Governo do Estado para beneficiar nosso Município. Continuamos na luta por dias melhores para cada morador filomenense". Destacou o prefeito

Fonte/Filonoticias 

05:45

PF cumpre 39 mandados em operação que apura desvio de R$ 118,3 milhões na Prefeitura de São Sebastião no estado de São Paulo


Ex- Prefeito Ernane Primazzi (PSC), que exerceu mandatos entre 2009 e 2016


A Polícia Federal realizou nesta quarta-feira (29) a operação Torniquete, que apura um desvio de R$ 118,3 milhões em verbas públicas em São Sebastião (SP) durantes as duas gestões do ex-prefeito Ernane Primazzi (PSC), que exerceu mandatos entre 2009 e 2016. A Controladoria-Geral da União e Ministério Público Federal e o Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo também participam da operação.
O advogado Francisco Roque Festa afirmou que o ex-prefeito do Ernane Primazzi "está perplexo" e que foi pego de surpresa com a operação ter sido feita sem que fosse dada oportunidade dele ter sido ouvido anteriormente.
"Nós não conhecemos os autos, mas me parece que há um grande equívoco nas alegações. Na casa dele, apreenderam o celular e o contrato social de uma empresa que ele estava montando ou modificando. Nada que vincule a essas acusações de milhões e milhões que teriam sido desviados. Parece-me que é um grande equívoco, embora seja feita por uma entidade idônea", disse o ex prefeito.
Segundo a PF, as irregularidades envolvem principalmente recursos da saúde e obras públicas e seriam comandadas pelo ex-prefeito Ernane Primazzi. Além disso, a PF afirma que há indícios de envolvimento dos então responsáveis pelas secretarias de Saúde, Habitação e Planejamento, Obras, Administrações Regionais, Administração, Assuntos Jurídicos e Fazenda. Foram detectados cerca de R$ 400 milhões em contratos públicos suspeitos.
"As investigações apontam a existência de um amplo esquema de cobrança de propinas para o direcionamento de licitações, a prorrogação indevida de contratos e o pagamento por obras não executadas e serviços não prestados. Em contrapartida, as empresas contratadas repassavam parte dos valores obtidos com as contratações ilícitas aos agentes públicos".
Ao todo, a PF cumpre 39 mandados de busca e apreensão em órgãos públicos municipais, empresas e residências - são 31 em São Sebastião, dois em Ilhabela, um em Caraguatatuba, um em São José dos Campos e quatro em São Paulo.
Na operação, os policiais federais apreenderam cerca de R$ 450 mil com um ex-secretário da Prefeitura de São Sebastião.

 

De acordo com a Polícia Federal, a investigação teve início em 2016 para apurar denúncias de desvios de recursos públicos repassados pelo Município de São Sebastião ao Hospital de Clínicas de São Sebastião.
Durante a a investigação, além de irregularidades na intervenção havida no Hospital de Clínicas, a PF descobriu "um cenário de corrupção sistêmica, envolvendo secretarias municipais e contratos firmados com diversas empresas prestadoras de serviços".
O esquema envolveria os responsáveis por oito secretarias municipais e de outros servidores de menor escalão hierárquico, sob o comando do então prefeito e de empresas que mantinham contratos com a prefeitura.
Dez servidores públicos foram afastados da função, 16 investigados foram proibidos de freqüentarem as dependências de órgãos municipais e de se ausentarem do país, estipulando até 24 horas para a entrega de seus passaportes na Polícia Federal.


05:25

Relatório da PF aponta indícios de que Aécio usava celulares de laranjas para fazer ligações sigilosas

Aécio Neves foi gravado pelo empresário Joesley Batista pedindo R$ 2 milhões (Foto: Jorge William, Agência O Globo)



Um relatório elaborado pela Polícia Federal (PF) após a análise de objetos e documentos que foram apreendidos no apartamento do senador Aécio Neves (PSDB-MG), no Rio de Janeiro, em 18 de maio, aponta indícios de que o tucano usava dois celulares com linhas telefônicas supostamente registradas em nome de laranjas para fazer ligações sigilosas.

Ao G1, o advogado Alberto Toron, responsável pela defesa de Aécio, afirmou que não poderia comentar as conclusões do relatório da PF porque não teve acesso ao documento. Além disso, o criminalista destacou que, "para responder qualquer coisa", teria que consultar o cliente dele.
"Eu não tive acesso ao documento. Para responder qualquer coisa, teria que consultar Aécio para ter meios de responder. Sem falar com ele, é absolutamente impossível responder qualquer coisa a esse respeito", disse Toron.
Segundo a perícia da Polícia Federal, "aparelhos celulares simples" foram encontrados pelos agentes na sala de TV e no closet do apartamento de Aécio localizado no bairro de Ipanema.

Na ocasião, policiais federais cumpriram, simultaneamente, mandados de apreensão em endereços ligados ao parlamentar tucano na capital fluminense, em Brasília e em Minas Gerais.
As ordens judiciais foram expedidas pelo ministro Luiz Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), com base na delação premiada do empresário Joesley Batista, um dos donos do grupo J&F.
O delator gravou Aécio pedindo a ele R$ 2 milhões para, supostamente, pagar os honorários do advogado que o defendia nos processos da Lava Jato.
De acordo com a perícia da PF, entre as dezenas de itens recolhidos pelos policiais no imóvel do senador tucano, estavam um celular Nokia e outro LG.
Para identificar quem eram os proprietários das duas linhas móveis disponíveis nos celulares encontrados na casa de Aécio, a Polícia Federal teve que solicitar os dados às operadoras de telefonia TIM e Vivo. As empresas, então, informaram que os telefones pré-pagos estavam registrados em nome de duas pessoas diferentes:
  • Laércio de Oliveira, agricultor que trabalha no cultivo de café em fazendas do interior de Minas
  • Mitil Ilchaer Silva Durao, montador de andaimes com endereço registrado no Espírito Santo
A perícia ressaltou que Laércio de Oliveira "é uma pessoa simples, agricultor de café que, em tese, não pertence ao convívio social" de Aécio, sugerindo que, por esse motivo, os dados pessoais do agricultor podem "ter sido usados para habilitação da linha sem o seu consentimento".

Funcionários de Andréa Neves

Além das duas linhas telefônicas registradas em nome de Oliveira e Durao, os peritos da PF descobriram que um dos aparelhos já havia sido registrado em nome de pessoas que tinham vínculos empregatícios com a irmã de Aécio, a jornalista Andréa Neves.
  • Valquiria Julia da Silva, trabalha como empregada doméstica de Andréa Neves desde 2009
  • Agnaldo Soares, trabalhou como motorista da irmã de Aécio no ano passado
Braço direito do parlamentar do PSDB, Andréa chegou a ser presa por ordem do STF por suspeitas de que ela tenha pedido dinheiro para Joesley Batista, mas, posteriormente, foi autorizada pela Segunda Turma do tribunal a cumprir prisão domiciliar com uso de tornozeleira eletrônica.
O relatório da PF observa que os titulares das linhas telefônicas identificadas nos celulares apreendidos são "pessoas simples" e que não se pode "descartar a possibilidade" de terem sido habilitadas "sem o consentimento deles".
O perito responsável pelo parecer também chama a atenção de que os últimos registros de ligações realizadas por aqueles aparelhos "não denotam ser de pessoas de convívio social de assinantes daquelas linhas".
"Como visto, os itens analisados [os dois aparelhos celulares] podem representar importância para a investigação, mas sugere a devolução dos objetos analisados haja vista haver cópia pericial em mídia específica", conclui o perito da Polícia Federal.

Obras de arte

Além dos celulares, a Polícia Federal apreendeu na residência de Aécio, no Rio de Janeiro, 16 obras de arte, entre as quais uma tela supostamente pintada pelo artista plástico Cândido Portinari, e uma escultura.
O motorista da família de Aécio, conforme o documento, foi designado pela PF como fiel depositário do acervo de obras de arte do senador tucano.

Fonte/G1


04:02

Município de Afrânio-PE é destaque no ano 2016 no Índice de Gestão Fiscal – IFGF Gestão de Lucia Mariano



O Índice de Gestão Fiscal – IFGF é uma ferramenta de controle social que tem como objetivo estimular a cultura da responsabilidade administrativa, possibilitando maior aprimoramento da gestão fiscal dos municípios, bem como o aperfeiçoamento das decisões dos gestores públicos quanto à alocação dos recursos.
O Município de Afrânio é um exemplo de gestão fiscal. Ficando na 11ª posição em todo o Estado de Pernambuco no ano de 2016, que possui 185 municípios e era administrado pela ex-Prefeita Lúcia Mariano. Em outras palavras, isso significa que o município foi muito bem quanto a utilização de todas as receitas do município, quando falamos de Receita Própria, Gastos com Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida, na área da saúde, educação, infraestrutura urbana, saneamento básico nas zonas urbana e rural.
Leitura do IFGF
Composto por cinco indicadores – Receita Própria, Gastos com Pessoal, Investimentos, Liquidez e Custo da Dívida –, o IFGF tem uma metodologia que permite tanto comparação relativa quanto absoluta, isto é, o índice não se restringe a uma fotografia anual, podendo ser comparado ao longo dos anos. Dessa forma, é possível especificar, com precisão, se uma melhoria relativa de posição em um ranking se deve a fatores específicos de um determinado município ou à piora relativa dos demais.

terça-feira, 28 de novembro de 2017

15:59

Mobilização percorre as ruas de Araripina/PE




Na manhã do último sábado (25/11), dezenas de mulheres caminharam pelas ruas o município de Araripina, Sertão do Araripe, para dizer: basta de violência contra as mulheres! A data é especial para o movimento feminista, já que celebra o Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher. O ato foi uma ação do Fórum de Mulheres do Araripe e organizado pelo Centro de Habilitação e Apoio ao Pequeno Agricultor do Araripe (Chapada), Secretaria Executiva da Mulher de Araripina, Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Araripina, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Associação das Mulheres Urbanas e Ruralistas de Araripina (AMMURA).

A concentração aconteceu na Praça da Igreja Matriz da cidade e depois as mulheres fizeram uma caminhada até o mercado hortifrutigranjeiro. A ideia foi chamar atenção de quem passava no local sobre os índices de feminicídio no país e no estado, como também alertar a população sobre as várias formas de violência que atinge as mulheres, independente de classe social, raça ou religião. “O Brasil é o 5º país do mundo no ranking do feminicídio. Diariamente 7 mulheres são assassinadas por ex-companheiros ou atuais parceiros. Em Pernambuco, só este ano, houve um aumento de 8,7 por cento do número de casos em relação a 2016. Esta realidade justifica o nosso ato”, explica a representante do Chapada, Valéria Landim.

Por Mariana Landim - Assessora de Comunicação do Chapada
15:31

Atletas ouricurienses se destacam na 5ª etapa do pernambucano de Jiu-jitsu






A cidade de Ouricuri teve a honra e o privilégio em receber a 5° etapa do campeonato pernambucano de Jiu jitsu que aconteceu nesse último domingo 26 de novembro, agradecemos em especial a prefeitura de Ouricuri juntamente com o prefeito Ricardo Ramos e o Coordenador de esportes Paulo Amando que sempre tem ajudado e olhado com carinho para essa modalidade que vem crescendo constantemente no Pernambuco.
O trabalho do professor Leandro Apolinário de Castro vem dando frutos e vários atletas tem se destacado nos pódios das maiores competições de Jiu-jitsu em todo o Brasil e até fora do país, vários atletas com títulos mundiais e brasileiro.
Trabalho realizado com carinho e amor pelo esporte e sempre buscando valorizar o que há de melhor em nossa cidade.
Todos que fazem a academia corpo e mente de Jiu-jitsu agradecem a todos os patrocinadores e também aos atletas que vieram prestigiar esse evento.
ASCOM/FOTOS HÉRCULES FELIX

Tradutor