Com o propósito de debater o desenvolvimento da educação local
contando com gestores públicos das cidades que constituem a região, a 1ª
Conferência Intermunicipal de Educação do Sertão do Araripe, aconteceu na
última sexta-feira, 1 dezembro, na Escola Municipal Moysés Mendes. O encontro,
promovido por uma comissão composta por oito secretários municipais de
Educação, foi realizado das 8h às 17h, sendo direcionado a professores e demais
interessados em discutir estratégias do campo educacional para a esfera pública.
A conferência intermunicipal possui entre as suas finalidades,
diagnosticar situações envolvendo a implementação de diretrizes pelas atuais
gestões, assim como metas que estão sendo atingidas por cada um dos municípios
participantes.
OURICURI – EIXO VI
Coordenadores de Sala: Humberto Lacerda e Edina Carla
Relatores: Sauany (estudante – Trindade); Kalmarcos (Bodocó)
Propostas encaminhadas para a Conferência Estadual
Ø CULTURA: Garantir a oferta de programas e projetos de cultura
dentro do currículo das escolas, valorizando a diversidade cultural regional e
nacional, em regime de colaboração financeira entre os entes federados.
Ø TECNOLOGIA: Ampliar a oferta de laboratórios de informática,
somados a formação continuada de professores para uso eficiente das tecnologias
na escola.
Ø ESPORTES: Ampliar a construção de quadras poliesportivas
cobertas, bem como reformar/reestruturar as já existentes, garantindo a
manutenção dos espaços esportivos e aumento dos incentivos financeiros ao
esporte escolar.
Ø CIÊNCIA: Ampliação da oferta de laboratórios de ciências,
pesquisa e inovação.
Ø MEIO AMBIENTE: Ofertar a educação contextualizada com os
biomas regionais nas escolas da educação básica, em seus diversos níveis e
modalidades.
Ø SAÚDE: ampliar e fortalecer as ações intersetoriais entre
educação e saúde para o desenvolvimento de ações compartilhadas de prevenção às
doenças em crianças e adolescentes, bem como atendimento psicossocial nas
escolas públicas de educação básica.
Ø Disponibilizar equipes multidisciplinares no ambiente escolar.
Propostas da Sala Temática VI para os outros eixos:
FORMAÇÃO CONTINUADA para docentes e profissionais da educação
para atuar em consonância com as diversas identidades sociais, étnico e
raciais, de gêneros, cultura afro-brasileira, no intuito de garantir a inclusão
social e equidade em meio às diferenças.
Ø INCLUIR nos currículos escolares projetos de vivência com as
diferenças: gênero, etnia, cor, credo, deficiências físicas e psicomotoras.
Ø GESTÃO: Aumento dos repasses financeiros para ampliação da
oferta de transporte a alunos das instituições de ensino técnico, tecnológico e
superior, sob responsabilidade compartilhada entre a União e os municípios.
ASCOM
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