Publicar anúncio superior

Publicar anúncio superior


sexta-feira, 22 de março de 2019

Michel Temer é preso na Operação Lava Jato

O ex-presidente Michel Temer foi preso nesta quinta-feira (21), pela Operação Lava Jato. A ordem de prisão é do juiz federal Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal do Rio. Siga aqui os desdobramentos.
O ex-ministro Moreira Franco (Minas e Energia) tem mandado de prisão expedido contra ele. O ex-ministro Eliseu Padilha (Casa Civil) também é alvo da operação.
A prisão de Temer tem como base a delação de Lucio Funaro. No ano passado, Funaro entregou à Procuradoria-Geral da República informações complementares do seu acordo de colaboração premiada.
Entre os documentos apresentados estão planilhas que, segundo o delator, revelam o caminho de parte dos R$ 10 milhões repassados pela Odebrecht ao MDB na campanha de 2014.
  • 11h38
A prisão de Temer tem como base a delação de Lucio Funaro.
No ano passado, Funaro entregou à Procuradoria-Geral da República informações complementares do seu acordo de colaboração premiada. Entre os documentos apresentados estão planilhas que, segundo o delator, revelam o caminho de parte dos R$ 10 milhões repassados pela Odebrecht ao MDB na campanha de 2014.
  • 11h36
O ex-ministro Moreira Franco (Minas e Energia) tem mandado de prisão expedido contra ele. O ex-ministro Eliseu Padilha (Casa Civil) também é alvo da operação. (Fausto Macedo)
  •  11h34
Sexto ex-presidente preso
Com a prisão de Michel Temer, são seis os ex-presidentes do Brasil que já foram presos na história do País. Antes de Temer, detido nesta quinta-feira (21), Lula havia sido o último ex-presidente preso, no ano passado.
Antes dos dois, o marechal Hermes da Fonseca, que exerceu o cargo entre 1910 e 1914, foi preso em 1922, acusado de conspiração no levante militar conhecido como a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana. Ficou seis meses preso e ganhou habeas corpus.
O próximo detido foi Washington Luis. Ele comandava o País em 1930, quando foi preso e deposto pela Revolução do mesmo ano. Acabou sendo exilado com a família na Europa.
Outro que preso e exilado foi Arthur Bernardes, que foi presidente entre 1922 e 1926. Ele foi detido em 1932 por participar da Revolução Constitucionalista.
Por fim, Juscelino Kubitschek (presidente entre 56 e 61) foi preso em 1968, durante o regime militar. Ele passou alguns dias detido e depois foi para prisão domiciliar.
Na era pós-democratização
O detalhe é que com Temer e Lula presos, o Brasil tem dois dos últimos sete presidentes eleitos no período pós-democratização detidos. Além deles, houve a cassação do mandato de outros dois, Fernando Collor (1992) e Dilma Rousseff (2016).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tradutor