A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) retorna os seus trabalhos nesta sexta-feira (1º) com a cerimônia de posse dos deputados estaduais para a 19ª legislatura, marcada para as 15h, no Plenário Governador Eduardo Campos. Dos 49 eleitos, 27 são novos na Casa. Logo após a posse, ocorre a eleição da Mesa Diretora da Casa para o biênio 2019-2020. A liderança da bancada de oposição já foi definida. Ficará com Marco Aurélio (PRTB), deputado estreante na Casa.
O atual presidente da Alepe, Eriberto Medeiros (PP), irá conduzir a reunião de posse. O presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), Adalberto Cavalcanti, e dois deputados que irão assumir as 1ª e 2ª secretarias da Casa também vão compor a Mesa. A Alepe chegou a divulgar a presença do governador Paulo Câmara (PSB), mas a comunicação do Palácio do Campo das Princesas informou que o evento não estava previsto na agenda do socialista, na noite dessa quinta-feira (31).
Assim que se encerrar a cerimônia, começa o prazo para a inscrição dos deputados que desejam concorrer aos cargos da Mesa Diretora: Presidente, 1º e 2º vice-presidentes; 1º, 2º, 3º e 4º secretários, além das suplências de cada uma dessas vagas.
A eleição é secreta e de maioria absoluta. Ou seja, para se elegerem aos cargos, os deputados precisam de no mínimo 25 votos dos 49 parlamentares.
De acordo com o Regimento Interno da Alepe, na eleição da Mesa deve ser considerada a representação proporcional dos partidos ou blocos parlamentares na sua composição. Isso quer dizer que as maiores bancadas devem ter mais cargos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário