Publicar anúncio superior

Publicar anúncio superior


quarta-feira, 31 de outubro de 2018

18:34

Antes de assumir na Alepe, Antônio Fernando vai a Brasília garimpar recursos para Ouricuri e o Araripe


O deputado estadual eleito Antônio Fernando (PSC), que foi majoritário em Ouricuri e surgiu como uma das novidades das eleições 2018, não esperou a hora de assumir o mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco para começar a trabalhar. Ao lado de prefeito de Santa Filomena, Cleomatson Vasconcelos (PMN), Antônio Fernando desembarcou esta semana em Brasília em busca de destravar recursos já prometidos para obras no Araripe e também para fazer contatos nos Ministérios que possibilitem a liberação de novas verbas federais para ações e projetos fundamentais para a região.
Na viagem à Capital Federal, o principal objetivo de Antônio Fernando é a liberação de emendas parlamentares destinadas à conclusão das obras do “Santuário Frei Damião”, em Ouricuri. Trata-se de um importante projeto de geração de empregos. Com foco no turismo religioso, será criada a “Rota da Fé” interligando o Araripe ao Juazeiro do Norte e Canindé, no Ceará. “O deputado Kaio Maniçoba (SD) destinou R$ 1 milhão em emendas para o Santuário. Não dá para perder tempo. Estamos batalhando desde já pela liberação das verbas e para garantir mais recursos federais para a conclusão do projeto”, ressaltou Antônio Fernando.
Outro projeto que o deputado eleito levou na bagagem para defender junto aos órgãos do Governo Federal é de uma obra hídrica fundamental para o sertão e também para a geração de empregos. Antônio Fernando quer tirar o “Canal do Sertão” do papel e levar água para irrigar as terras de 17 municípios do Araripe e regiões vizinhas. O “Canal do Sertão” vai trazer água da barragem de Sobradinho para garantir a agricultura irrigada em Afrânio, Dormentes, Parnamirim, Ouricuri, Trindade, Santa Cruz, Araripina, Santa Filomena, Ipubi, Bodocó, Exu, Granito, Moreilândia, Cedro e Serrita, passando também por Petrolina. A expectativa é de geração de mais de 350 mil empregos diretos e indiretos.
Em Brasília, Antônio Fernando vai percorrer vários Ministérios ciceroneado pelo deputado federal Fernando Monteiro (PP) e pelo Prefeito de Santa Filomena, Cleomatson Vasconcelos. Os três saíram vitoriosos das eleições 2018. O Prefeito apoiou os dois deputados com excelente desempenho eleitoral em seu município. Lá, Antônio Fernando teve mais de 4 mil votos, tornando-se o deputado mais votado na história de Santa Filomena. Fernando Monteiro, por sua vez, somou mais de 3,5 mil votos. Cleomatson teve desempenho extra em favor dos seus candidatos. Tomando-se por base as eleições 2016, quando foi eleito com 4.487 votos, ele conseguiu transferir 84% (4.070) dos seus votos para o estadual Antônio Fernando; e 74% (3.567) para o Federal Fernando Monteiro. Os três têm razões de sobra para comemorar e arregaçar as mangas em Brasília para trabalhar, honrando cada voto depositado nas urnas pelos eleitores.


18:13

Prefeitura de Araripina vai premiar hotéis e restaurantes da cidade mais bem avaliados pelos clientes


Através das secretarias de Desenvolvimento Econômico e Cultura, Juventude e Turismo, a Prefeitura de Araripina vai premiar, pelo segundo ano consecutivo, os dez melhores hotéis, restaurantes e lanchonetes da cidade classificados por votação dos clientes no site de viagens TripAdvisor, um dos maiores sites do mundo que ajuda aos viajantes a se planejarem com base nas dicas, fotos, avaliações e comentários feitos por usuários que já curtiram diversas atrações em um determinado destino.
A votação será iniciada nesta quinta-feira, 1º de novembro, e vai até a primeira semana de dezembro – quando será agendada a cerimônia de premiação.
“É importante que as pessoas avaliem os serviços oferecidos em nossa cidade para que incentivemos cada vez mais a melhoria para os seus clientes. Essa premiação é uma forma de buscar meios para que Araripina seja referência em atendimento e qualidade em Pernambuco”, disse Hermes Alves, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.
Para avaliar hotéis, restaurantes e lanchonetes de Araripina é muito fácil! Clique no link e confira. https://www.tripadvisor.com.br/Tourism-g2344058-Araripina_State_of_Pernambuco-Vacations.html
Na edição passada, os premiados foram Portal da Cidade, Bode Assado do Zé Pelado, Pizzaria Due Fratelli, Restaurante da Cota, Panificadora Pão Caseiro, Açaí no Grau, Lanchonete O Rei do Suco, Tapiburguer, China do Araripe e Caldinho Pé de Serra.
Assessoria PMA
18:01

“Faço politica com seriedade” diz Evilasio Mateus


“Faço politica com seriedade para mudar a vida das pessoas para melhor”, foi assim que se expressou na manhã desta quarta-feira (31), na Radio Arari FM, o presidente da Câmara de Vereadores de Araripina, Evilasio Mateus (PSL), ao justificar seu voto no candidato reeleito a deputado federal, Fernando Filho, do Democratas.
“Faço politica prá ter a oportunidade de mudar a vida das pessoas para melhor. Eu voto num deputado para conseguir poços artesianos com até 300 metros de profundidade. Faço politica para conseguir quadras poliesportiva, calçamento, asfalto, ambulâncias, apoio para as associações de mandiocultura e etc. Então, eu faço politica em troca de trabalho. Eu votei em Fernando Filho, porque sei, que dele, posso cobrar trabalho em prol da nossa região, como ele já mostrou e vem mostrando”, disse.
Sobre as críticas que recebe por não ter votado em um candidato da terra, Evilásio Mateus explicou que está pronto para que na hora que Araripina tiver um candidato com reais chances de chegar à Câmara Federal, como aconteceu com o empresário Valdeir Batista em 1998, ele disse que está pronto para ajudar. “Vou estar junto batendo na porta dos araripinenses e pedindo voto. Mas se o cidadão, só porque é de Araripina e diz que quer ser candidato a deputado federal mas não reúne condições de se eleger, como ele vai me convencer a pedir votos prá ele ? “, indagou.
Evilásio disse ainda, que os votos que os candidatos da terra obtiveram nesta eleição de 2018, serviram apenas para completar votações de candidatos de fora. “O eleitor votou num candidato daqui e elegeu um de fora. Qual a força que a gente vai ter agora pra procurar esse deputado, que se serviu dos votos de Araripina apenas para atingir o coeficiente eleitoral ?” Frisou.
Por Roberto Gonçalves/Foto: Reprodução
17:34

Alunos bodocoenses conquistam medalhas nos jogos escolares estadual e recebem homenagem da Câmara de Vereadores




Alunos da escola estadual João Carlos Lócio de Almeida ( Ceru ), de Bodocó se fizeram presentes na sessão da Câmara de Vereadores do município na ultima terça-feira (30), para acompanharem de perto o trabalho do legislativo.

Acompanhados do professor Wandeberg Morais os alunos atletas representaram o município nos jogos escolares estadual conquistando varias medalhas e foram convidados pelos vereadores para receberem uma homenagem da Câmara Municipal, os parlamentares parabenizaram os atletas e cobraram mais incentivo do poder publico municipal para os alunos continuarem se destacando em grandes competições.

A escola João Carlos Lócio de Bodocó obteve os seguintes resultados nos jogos escolares estadual no Recife

Ycaro Nauã, medalha de ouro nos 75m e 250m mirim atletismo, Ana Lúcia medalha de prata no lançamento do disco e no lançamento do dardo mirim de atletismo, Ana Sanabia medalha de prata no salto em distância e bronze nos 80m s/b  mirim de atletismo, Pedro Felipe medalha de prata no lançamento do dardo infantil de atletismo, Mauro Jardel medalha de bronze no salto em distância infantil de atletismo, Rayanderson foi bronze no Judô até 40 kg, Mariana Rodrigues medalha de prata no tênis de mesa dupla, Mary Thauanny conquistou o bronze na Natação 100m Costa, todos alunos da escola estadual João Carlos Lócio de Almeida ( Ceru ).

 Vale enfatizar que todas as escolas do município conquistaram 23 medalhas na competição.

Bodocó será representado nos jogos escolares da juventude na fase nacional de 16 a 21 de Novembro em Natal, serão 4 atletas que vão competir em 5 provas, Abraão Vitoruky no salto a distância, Kaik Ferreira salto em altura, Ycaro Nauã 75 e 250 metros, e Ana Sanabia salto em distancia.

Por Francisco Monteiro
17:21

Grandes poderes e brigas de Guedes Superministro terá força e alcance inéditos no governo da economia do Brasil


Jair Bolsonaro concedeu a Paulo Guedes poderes que nenhum ministro da Economia teve, com a exceção talvez de Delfim Netto, na primeira metade dos anos 1970, auge econômico e político da ditadura militar.

Uma grande diferença é que Delfim muito contribuiu para criar estruturas e modos de governo da economia que duraram até os anos 1990, dos quais sobrevivem restos arqueológicos. Guedes, por sua vez, pretende abalar as estruturas e encolher o Estado de modo inédito no Brasil.
Já é chamado de "czar" da economia, assim como o foi Delfim. Com grandes responsabilidades, virão grandes conflitos com:
1) defensores da Previdência tal como a conhecemos; 2) a indústria (já em revolta com o czar) e empresas do comércio exterior; 3) políticas industriais e proteções em geral; 4) servidores; 5) estatais.
Guedes foi indicado para chefiar o superministério da Economia, que incluiria as atuais pastas da Fazenda, do Planejamento e da Indústria e Comércio Exterior. Os nomes burocráticos não impressionam?
Entre outras atribuições, a Fazenda define os gastos possíveis do Orçamento (diz se há dinheiro para liberar), administra os empréstimos do governo falido e a dívida pública, além da Receita Federal. Desde Michel Temer, ficou também com a Previdência.
O Planejamento elabora o Orçamento, é o RH do governo (trata de carreiras, salários etc.), controla estatais e os "bens do governo" (imóveis etc.). Tem sob seu guarda-chuva IBGE, BNDES e Ipea.
O Ministério da Indústria e Comércio Exterior (Mdic) é central para o interesse das empresas, muitas delas bem articuladas no Congresso.
Grosso modo, o Mdic decide quais empresas podem receber vários benefícios, além de dinheiro público, em programas com o objetivo de criar, desenvolver ou manter certos tipos de indústrias ou setores tecnológicos, de interesse em tese estratégico para o desenvolvimento do país. Empresas que, sem benefícios, em tese aqui não floresceriam, como as do setor automobilístico e de eletrônicos.
Além disso e muito mais, no Mdic se definem impostos de importação e exportação e seus regimes especiais, por meio da Camex, hoje controlada por oito ministérios (três agora sob Guedes. A Camex ficará intocada?).
Guedes não vai se tornar monarca absoluto de tais ministérios, claro, que têm políticas e tarefas institucionais definidas em lei. Mas o superministro ficou com o poder de formular planos e modificações em quase tudo de relevante na política econômica: Orçamento, gasto, dívida, impostos, poupança, comércio exterior e regimes especiais.
Como ficará o Conselho Monetário Nacional, ora composto por Fazenda, Planejamento e Banco Central, que decide normas que afetam juros, crédito e o sistema financeiro? Guedes será maioria, 2 a 1?
De crucial para política econômica, sobra apenas o BC, para o qual Guedes propõe autonomia ou independência legal, não se sabe bem.
Dado o ruído da conversa no governo de transição, é possível até especular que a política cambial, hoje nas mãos do Banco Central, também fique sob influência ou controle do superministro.
Note-se que Guedes tem tratado frequentemente do que fazer com os US$ 380 bilhões de reservas internacionais ou de como agir em crises cambiais (desvalorizações grandes do real, "alta forte do dólar").
Enfim, fica a dúvida: como um comando só vai ser capaz de dar conta de tantas políticas? Quem serão os duques desse império?

Vinicius Torres Freire
17:10

STF avalia que há brechas na segurança de ministros da Corte


Desde o atentado contra o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) em setembro, um sinal de alerta foi aceso no Supremo Tribunal Federal (STF) em relação à segurança dos ministros da Corte.
Conforme o Blog do Matheus Leitão apurou, avaliações internas apontam que há brechas na segurança de alguns ministros e as principais preocupações recaem sobre os magistrados que têm uma exposição maior, especialmente em redes sociais.
Entre os magistrados do STF considerados mais expostos estão o relator da Lava Jato, ministro Edson Fachin, o presidente da Corte, Dias Toffoli, e os ministros Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes, definidos como garantistas.
Após a eleição de Bolsonaro para a Presidência da República no último domingo (28), a Polícia Federal decidiu aumentar o efetivo de 35 para 55 agentes que monitoram e fazem a segurança do futuro presidente.


16:48

Prefeitos do Agreste e do Sertão têm apoio garantido por FBC


Cinco prefeitos do Agreste e do Sertão pernambucanos foram recebidos na manhã de hoje, em Brasília, pelo senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). Durante as audiências, no gabinete do Senado, Erivaldo Oliveira (PSD), Tiago Nunes (MDB), Joãozinho Tenório (PSDB), Edson Vieira (PSDB) e Hilário da Silva (PSD) receberam o apoio do senador em ações que vão beneficiar os municípios de Serrita, Agrestina, São Joaquim do Monte, Santa Cruz do Capibaribe e Brejo da Madre de Deus, respectivamente.

Além da intermediação de Fernando Bezerra junto a diferentes órgãos do governo federal para dar mais celeridade a ações e programas executados nestas cidades, os prefeitos solicitaram a atuação do senador na liberação de recursos previstos em emendas parlamentares. As principais demandas dos gestores foram nas áreas de saúde, educação e infraestrutura urbana e hídrica. “Estaremos sempre à disposição para ajudarmos os prefeitos a garantirem mais qualidade de vida, emprego e dignidade aos pernambucanos”, destaca Fernando Bezerra Coelho.
12:31

Após altas temperaturas e muito calor a chuva chega a Ouricuri


A cidade de Ouricuri assim como os demais municípios da região do Araripe vinham sofrendo nos últimos dias os efeitos das altas temperaturas, há relatos em Ouricuri de muitas pessoas que tiveram que mudar os horários de atividades físicas e outros hábitos devido a forte onda de calor.
Ainda na tarde dessa segunda-feira (29), muitos idosos se encontravam sentados em suas calçadas e reclamavam da alta temperatura e do tempo seco, más na noite da própria segunda o tempo começou a mudar, relâmpagos eram visto de longe, alguns trovões foram ouvidos e assim começou a chuva por volta das 23h.
As precipitações continuaram na madrugada e na manhã da terça feira (30), deixando o tempo mais úmido o que proporcionou uma melhor noite de sono aos ouricurienses.Segundo o site da Clima tempo a previsão para essa terça feira é de Sol e aumento de nuvens de manhã e Pancadas de chuva à tarde e à noite.
Por: Francisco Monteiro / Portal do Araripe
04:39

Governo aprova criação da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado


Aprovado o Projeto de Lei Estadual nº 2.066/2018, em primeira discussão, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), oDepartamento de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), que pretende transformar, segundo a bancada governista, fortalecer as investigações contra crimes que desviam recursos do erário público. A partir desta aprovação serão duas delegacias: a primeira delas terá atuação na Capital e Região Metropolitana, enquanto a segunda, terá foco nas demais áreas do Estado.

Para o líder do Governo, deputado Isaltino Nascimento (PSB), a medida vai ampliar as ações de investigação e da tentativa do governo para descentralizar suas ações. "Vamos transformar algo que é uma ação diminuta a uma ação mais ampla" avisou Isaltino, que ainda ressaltou que o projeto foi levado à Alepe apenas depois do resultado das eleições para que o assunto não fosse politizado. "O governo fez uma opção política de passar todo esse debate político acerca das eleições", disse.


Membros da bancada de oposição se posicionaram contrários ao projeto enviado à Casa de Joaquim Nabuco pelo Executivo. Ao final, a matéria foi aprovada por 37 votos a favor e apenas quatro votos contrários: deputada Priscila Krause (DEM), deputado Edilson Silva (PSol), deputada Socorro Pimentel (PTB) e deputado Antônio Moraes (PP)
*Com informações de Juliano Muta
04:30

Arcoverde terá shopping com mais de 100 lojas

O município de Arcoverde, no Sertão pernambucano, terá um shopping. O projeto, que representa um investimento R$ 20 milhões, na primeira etapa, será erguido em um terreno localizado às margens da BR232, no KM 256. Ao todo serão 109 operações, incluindo três salas de cinema, área de lazer, lojas âncora e 450 vagas de estacionamento. Na primeira etapa, o empreendimento terá uma Área Bruta Locável (ABL) de 5.025 metros quadrados. Recentemente, foram iniciadas as obras de terraplanagem no terreno, etapa que deve seguir até janeiro. A previsão é de que o centro de compras esteja em funcionamento em 2020.
“O projeto vem sendo discutido desde o ano passado, quando participamos do edital de licitação da área. Já estávamos em busca de um terreno para erguer um empreendimento do tipo porque encontramos em Arcoverde muito potencial. A cidade tem vocação comercial forte, prestação de serviço, além do polo médico que está em franca expansão. São pontos que justificam o empreendimento”, afirma o sócio investidor do centro de compras, Jayme Friedman. Os recursos destinados para esta primeira etapa do Shopping Arcoverde são oriundos de financiamento junto ao Banco do Nordeste do Brasil (BNB).
A escritura do terreno do Shopping de Arcoverde foi assinada junto à prefeitura da cidade no mês passado. Apesar do empreendimento ainda estar em fase inicial, algumas negociações já estão em curso. “Já temos um acordo assinado com o Grupo Cine, que atua na área de cinemas e com forte atuação na região Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Também temos entendimento com Lojas Americanas e, recentemente, fomos surpreendidos com interesse de um grupo de varejo da região Sudeste que quer adquirir uma área grande. Caso essa negociação avance os números do shopping já neste primeiro momento dobram”, conta Jayme Friedman.
Segundo o investidor, devido à vocação da região para a área médica, uma das propostas é, inclusive, a destinação de áreas para o segmento médico. “Tanto para consultórios quanto para clínicas que queiram estar mais próximos do público consumidor”, ressalta. De acordo com Jayme Friedman, a expectativa é de que, na primeira fase de operação, o centro de compras atinja um faturamento de R$ 100 milhões.
A expectativa é de que, quando em plena operação, sejam gerados pelo menos mil empregos, entre diretos e indiretos. “Um dos acordos que firmamos com a prefeitura foi de que 80% da mão de obra seja local”, diz Jayme Friedman. Durante a fase de construção, devem ser gerados em torno de 300 oportunidades de empregos, entre diretos e indiretos. A obra está a cargo do Grupo Bonanza.
O projeto está sendo tocado pelo grupo GR Shopping, que também participou da construção do Shopping Carpina, na Zona da Mata Norte do estado, e do Empório Gourmet, empreendimento localizado na Reserva do Paiva. A empresa é especializada em conceituação, captação de recursos, definição de mix, comercialização e de gestão de shoppings centers. Para os próximos anos, a empresa foca em um plano de expansão nacional.
“Estamos buscando fugir das grandes cidades e buscando potencial de desenvolvimento em cidades menores. Buscamos localidade com potencial de prestação de serviço, com renda per capita e com polos econômicos em desenvolvimento”, detalha o executivo.
Até o final do ano, a empresa irá inaugurar o Bairro Shopping, localizado no município do Paulista. “Também iremos iniciar o Pátio Setúbal, no bairro de Setúbal. Neste caso, será uma galeria cm 20 lojas”, conta.
04:24

Prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque, anuncia saída do PT

O Prefeito de Serra Talhada, Luciano Duque (PT), avaliou em entrevista a Juliana Lima na Serra FM a votação de Fernando Haddad em seu município e disse, entre outras coisas, que está decepcionado e sinalizou que pode deixar o PT.
“Estou bastante animado com a vitória consagradora do candidato do nosso partido em Serra Talhada. Nossa expectativa é que fosse um resultado mais acirrado. Ele passou a não ser visto mais como candidato do PT, mas de uma frente política. Eleitores demonstraram maturidade e votaram contra o retrovisor, vendo as conquistas do PT”, disse.
Sobre os erros do PT, afirmou que o partido tem que começar a discutir internamente seus erros. “O afastamento da presidenta Dilma é um deles. Não se deve a uma decisão política do partido. Foi incapacidade de construir a política. Faltou uma presidente que fosse mais política. Não creio muito nos políticos que não dialogam. Haddad começou a tentar dialogar com todas as forças políticas”.
Duque revelou que está decepcionado e sinalizou que pode deixar o PT. “Estou repensando a minha vida. O PT entrou com processo de expulsão e não assimilei essa postura da Direção Estadual. O partido é que hegemonicamente tomou a decisão de apoio a Marília Arraes e essa posição – da nacional – foi desrespeitosa em favor de um acordo nacional que foi um fracasso”, criticou. Duque decidiu apoiar Armando à revelia do partido no Estado, que esteve na coligação com Paulo Câmara e foi alvo de processo de exclusão ainda em curso.
E seguiu: “o respeito à democracia interna foi desrespeitado. Não concordo com a posição partidária. Esse resultado é uma prova cabal de que não devemos desrespeitar a vontade do povo”.
Sobre sua sucessão, em 2020, Luciano Duque disse que seu tempo estava chegando ao fim e que irá discutir com a sociedade os erros e acertos cometidos por seu governo, sinalizando que é o debate que irá definir o apoio a um nome do grupo.

terça-feira, 30 de outubro de 2018

18:04

Magno Malta diz que posse de arma será aprovada em janeiro

O senador Magno Malta (PR), que não conseguiu ser reeleito no Espírito Santo e que faz parte da base de apoio de Jair Bolsonaro (PSL), afirmou na noite desse domingo (28) que a partir de janeiro do ano que vem o Congresso aprovará a posse de arma de fogo para o cidadão comum no país.
Em discurso no alto de um trio elétrico instalado em frete ao condomínio de Bolsonaro, na Barra da Tijuca, zona oeste, Malta afirmou ainda que não passarão no país propostas em direção a descriminalização das drogas ou do aborto.
Malta afirmou que o país é cristão, formado por “católicos, evangélicos, judeus, homens e mulheres”. Ele afirmou ainda que não é fake news a informação difundida pela campanha de que o kit anti-homofobia tinha como objetivo “ensinar homossexualismo para crianças de seis anos”. “Não é fake news não, senhora [ministra] Rosa Weber”, disse.
Ovacionado pelo público, Malta disse que os opositores de Bolsonaro atacam “valores de fé, de vida e da família” brasileira.
“A Virgem Maria é a mãe de Cristo e nós não vamos aceitar que esses canalhas, em nome de cultura, ataquem a virgem e chamem Jesus de viado”, disse Malta, rouco de tanto gritar.
O ex-ator pornô e deputado eleito por São Paulo Alexandre Frota participava ao lado de Malta na hora do discurso.
O senador capixaba mandou recado para o deputado Jean Wilys (PSOL-RJ), que teria dado uma cusparada em Jair Bolsonaro no dia da votação na Câmara do impeachment de Dilma Rousseff, em abril de 2016.
“Estou doido para ver o Jean Wilys cuspir no Frota”, desafiou Malta.
O senador afirmou ainda que os artistas Caetano Veloso, Maria Bethânia e Xuxa terão que “devolver o dinheiro da lei Rouanet”, em referência a lei de incentivo à cultura do país.
17:39

Adolescente é detido por falsificar documentos para abrir contas e fazer empréstimos em Pernambuco

A Polícia Civil apreendeu em flagrante um adolescente de 17 anos especializado em falsificação de documentos e estelionato no município de Goiana, no Grande Recife. Além de vender os documentos falsos, o rapaz os utilizava para abrir contas bancárias e pegar empréstimos, segundo a Polícia Federal.
A prisão foi realizada pela Polícia Civil de Goiana, com apoio da polícia Federal e da Receita Federal, na sexta-feira (26), mas o caso só foi divulgado nesta segunda-feira (29). Depois da audiência na Promotoria da Criança de Nazaré da Mata, que fica mais próxima de Goiana, ele foi entregue aos parentes após dos procedimentos legais, segundo a PF.
Inicialmente, os policiais acreditavam que ele era maior de idade, mas depois descobriu-se que ele era menor. A Polícia Federal apontou que o adolescente mora no município de João Pessoa, na Paraíba, e já havia sido detido em 2017 por receptação de uma moto roubada no município de Sousa, na Paraíba.
A prisão do rapaz aconteceu após a Polícia Civil de Goiana receber a informação de que um homem estaria na agência da Receita Federal tentando inscrever três CPFs. Quando os policiais o abordaram, encontraram diversos documentos falsificados em seu bolso, como certidões de nascimento, procurações públicas, células de identidades e cartões de créditos.
Segundo a Polícia Federal, durante o interrogatório, o rapaz informou que falsificou sozinho os documentos de identidade e certidão de nascimento, usando um programa de computador em sua própria casa. Ele conseguia as fotos das pessoas em lojas de fotografia, pagando um pequeno valor por elas, e então as utilizava na confecção de identidades falsas.
Após falsificar os dois documentos, ele se dirigia a uma agência dos Correios e dava entrada na inscrição do CPF, para depois finalizar o procedimento junto à Receita Federal.
Com esses documentos, o adolescente afirmou aos investigadores que abria contas bancárias e conseguia empréstimos. Ele também cobrava R$ 800 para confeccionar documentos falsos para integrantes de outras quadrilhas.
Nas agências da Receita Federal, ele se apresentava como office boy, e afirmava que estava trabalhando para pessoas sem tempo e idosos de um abrigo, a fim de regularizar a documentação deles. Ainda de acordo com a PF, o menor alegou que escolheu a agência dos Correios de Goiana porque acreditava não chamar muita atenção.
Ele foi detido e autuado pelos crimes de uso de documento falso, falsificação de documentos público e particular. Somadas, as penas para esses crimes variam de um a 16 anos de prisão.
Após a prisão, ele passou por audiência de custódia no bairro de Jiquiá, na Zona Oeste do Recife. Durante a audiência, a tia do adolescente compareceu ao local e levou os documentos originais do rapaz, provando sua menoridade. Ele foi encaminhado para a Gerência de Proteção à Criança e ao Adolescente para que as medidas legais fossem tomadas.
17:27

Medidas elevam conta de luz em 3%

A dois meses do fim do governo Michel Temer, o Ministério de Minas e Energia decidiu propor medidas polêmicas que podem trazer custo de R$ 4,8 bilhões aos consumidores de energia e aumento de quase 3% na conta de luz, segundo a Associação Brasileira de Grandes Consumidores de Energia (Abrace).
Entre as ações propostas está o acionamento de usinas térmicas a gás, que hoje estão paradas devido ao custo fixo elevado, e a realização de um leilão para contratação de térmicas na modalidade de reserva, sob a justificativa de elevar a segurança do sistema. O governo também aprovou uma resolução que dobrou o preço da energia da usina nuclear de Angra 3, cujas obras foram interrompidas após o envolvimento de empreiteiras em denúncias de corrupção.
O presidente da Abrace, Edvaldo Alves de Santana, questiona o momento para o governo adotar políticas que elevam o custo da energia em meio ao calendário eleitoral. Outro ponto é a tentativa de acionar térmicas mais antigas e caras em outubro, início do período chuvoso, o que já permitiu a adoção da bandeira amarela nas contas de luz em novembro, reduzindo o valor extra pago nas contas.
Segundo a Abrace, o reajuste de Angra 3 vai adicionar um custo de R$ 2,5 bilhões por ano nas contas de luz, depois que a usina estiver pronta. A contratação das térmicas mais antigas deve adicionar outros R$ 300 milhões por ano. “Acho incompreensível a pressa para implementar as medidas, além de deselegante com o governo que vai entrar. Tem tanto equívoco que se corre o risco de gastar com térmicas no período de chuvas”, disse Santana.
Na semana passada, o governo também lançou, para consulta pública, uma portaria e um decreto que permitiriam a realização de uma licitação para termoelétricas, mas numa modalidade inédita. Uma vez que os estudos de planejamento energético indicam sobra de energia, o governo pretende realizar um leilão para contratação de potência associada à energia de reserva, sob a justificativa de elevar a segurança do sistema no Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul. Com informações do Estadão Conteúdo.
17:19

Shopping de Igarassu gera mil novos empregos Governador Paulo Câmara participou, nesta terça, do empreendimento que vai movimentar a economia do Litoral Norte

 IGARASSU - O governador Paulo Câmara participou, na manhã desta terça-feira (30.10), da solenidade de inauguração do Shopping Igarassu, o mais novo e moderno espaço comercial do Litoral Norte pernambucano. Localizado no centro da cidade, o mall possui uma área construída de 8,6 mil metros quadrados e capacidade para 75 lojas, 12 quiosques, cinema com salas 2D e 3D e estacionamento para 260 veículos. Com um investimento de R$ 50 milhões, o empreendimento deve gerar cerca de mil empregos diretos e indiretos na região.

“Eu fico muito satisfeito de vir a Igarassu e inaugurar esse shopping, uma construção moderna e bem feita, e que é um símbolo da determinação das pessoas em acreditar que vale a pena investir em Pernambuco. Estamos dando, mais uma vez, um exemplo ao Brasil na atração de empreendimentos como esse, mesmo em período de crise. Empreendimentos que são indutores do desenvolvimento. E é isso que a gente quer nos próximos quatro anos: induzir desenvolvimento, gerar emprego e renda e melhorar a vida do nosso povo”, frisou o governador.

 
Paulo ainda destacou o crescimento da região nos últimos anos. “A gente viu o desenvolvimento dessa região com a chegada de tantas indústrias. Hoje, Igarassu e Itapissuma têm um polo consolidado de bebidas, e isso é fundamental. Fora o setor de serviços, de logística e tantas empresas que aqui já se instalaram e outras que querem se instalar. Sabemos que essa crise não está sendo fácil para os brasileiros, mas a gente vem construindo em Pernambuco alicerces importantes que já estão dando frutos. Igarassu é um exemplo disso, hoje, trazendo esse empreendimento”, pontuou.

O presidente do Grupo Saunders, Edward Saunders, salientou que o shopping foi uma importante e sonhada conquista, e que o Grupo ainda planeja novos empreendimentos para a cidade. “Nosso desejo é que esse centro de compras incentive outras pessoas e empresas a empreender lucrativamente, gerando empregos e receita para o município de Igarassu e para o Estado de Pernambuco. Posso adiantar que o nosso Grupo tem outro projeto, ainda em estudo, para a cidade, possivelmente tão ousado quanto o desse shopping”, ressaltou.

De acordo com o superintendente do mall, Eduardo Godoy, a expectativa é de que, com todas as operações em funcionamento, o shopping tenha um faturamento anual de R$ 100 milhões. “Nesse momento, temos 53% da área bruta já ocupada. Geramos cerca de 200 empregos durante a construção, e a nossa expectativa é gerar novas oportunidades, a partir das novas locações. Estamos tentando atender a demanda desse crescimento industrial do Litoral Norte”, afirmou Godoy.


Também presente na solenidade, o prefeito Mário Ricardo comemorou a chegada do novo polo comercial. “Hoje, nós estamos vivendo um momento extremamente importante para nossa cidade. Esse shopping não é apenas um centro comercial, ele é um ponto de encontro dos pernambucanos do Litoral Norte, das pessoas de Araçoiaba, Itapissuma, Itamaracá, Abreu e Lima e Goiana”, disse.

ESTRUTURA – Pensando na sustentabilidade, a construção do equipamento fez uso do aproveitamento de água da chuva e de iluminação natural; além de acessibilidade, contando com rampas, escadas rolantes e elevadores em pontos estratégicos. As três salas de cinema serão operadas pela Moviemax e cada uma terá capacidade para 170 pessoas, em média.
 

O shopping contará também com os serviços do Detran, lotérica, bancos 24 horas e clínica odontológica. A praça de alimentação, com 280 lugares, terá, entre outras operações, os restaurantes Capilé e Laça Burguer, e, na sequência, Pizzaria Atlântico e Subway, entre outras. O shopping terá, ainda, operações em quiosques da McDonald´s, Açaí Concept e Café Santa Clara. Entre as marcas já definidas estão também a Americanas, Casas Bahia, Emanuelle, Império Móveis e Eletro.

Estiveram presentes no evento os secretários estaduais Marcelo Barros (Fazenda) e José Neto (Chefe de Gabinete); o prefeito de Araçoiaba, Joamy Alves; a vice-prefeita de Igarassu, Professora Elcione; o presidente da Câmara Municipal de Igarassu, Elvis Henrique; o presidente da Associação Comercial de Igarassu, Charles Roger; e a coordenadora de serviços do BNDES, Juliana Pessoa.





Tradutor